Soja Brasil

Áreas de soja do Paraná, Santa Catarina e São Paulo terão chuvas mais intensas

A região Centro-Oeste é outra que verá as instabilidades nestes próximos dias, mas com acumulados baixos. Confira a previsão!

A expectativa de boa parte do país é para a chegada das chuvas a partir do dia 10 de outubro. Em algumas localidades já choveu até 35 mm, mas de maneira isolada e mal distribuída. A primavera traz ainda mais incertezas quando aliada ao fenômeno La Niña, afirma a editora de Tempo do Canal Rural, Pryscilla Paiva.

SUL

Nesta quarta-feira a previsão indica alguma chuvas para o leste do Rio Grande do Sul, ali próximo a Camaquã e também próximo a Canela. O interior do estado deve ter um dia mais seco. Santa Catarina pode receber chuvas na parte nordeste do estado. Já o Paraná tem previsão de chuvas em uma grande e larga faixa central que vai desde o sudeste do estado (Irati), até o oeste (próximo a Guaíra). Os acumulados não serão grandes, mas já começam a aliviar a secura do estado.

Na quinta-feira os paranaenses seguem com previsão de chuvas desde o leste até parte do oeste do estado. Somente o extremo norte e extremo sul do estado não terão chuvas. Os municípios mais a leste podem receber até 20 mm acumulados. Santa Catarina também verá as chuvas se espalharem por todo o estado, desde o leste até oeste. E Chapecó os acumulados podem chegar a 20 mm. Por fim o Rio Grande do Sul pode receber parte destas chuvas no extremo norte do estado, próximo a Erechim. O restante terá tempo seco.

SUDESTE

O leste de São Paulo e sul de Minas Gerais devem receber chuvas manchadas nesta quarta-feira. Os acumulados não devem ser elevados.

Já na quinta-feira as chuvas chegam com tudo em São Paulo. A parte Sul do estado deve receber os maiores acumulados, em torno de 15 mm. As instabilidades se estendem até a metade do estado , na altura de Bauru. As áreas de soja de Minas seguem com poucas instabilidades, somente o sul e leste do estado podem ter bons volumes de chuvas na quinta.

CENTRO-OESTE

Na maior parte da região Centro-Oeste do Brasil, o tempo permanecerá ainda bastante seco. Chuva apenas entre o sul de Mato Grosso do Sul e oeste de Mato Grosso, de forma pouco volumosa, mas com potencial para temporais. Nas demais áreas, a presença do sol e da pouca nebulosidade garantirão a sensação de calor intenso a abafado em praticamente todas as áreas monitoradas dos três estados. Por conta disso, o risco para queimadas se mantém alto.

Na quinta-feira, a condição para pancadas isoladas de chuva persiste ainda no sul de Mato Grosso do Sul e oeste de Mato Grosso. Mas nas demais áreas, a massa de ar seco segue atuando e as temperaturas são ainda muito altas na região, passando ainda dos 40°C em vários pontos. Atenção sempre para os baixos índices de umidade relativa do ar.

NORDESTE

Nada de chuvas para a Bahia, Maranhão e Piauí nesta quarta-feira e quinta-feira.

NORTE

Na região Norte do Brasil, a quarta-feira segue com tempo instável no oeste enquanto que no leste, não há condição para chuva mais significativa. Nas áreas em que ocorrerem precipitações, elas virão em forma de pancadas isoladas, seguidas por raios e rajadas de vento que variam de moderada a forte intensidade.

Na quinta-feira, a chuva segue se espalhando por grande parte da região, com potencial para temporais entre o Acre, Rondônia, Amazonas e parte do Pará. Enquanto isso, Tocantins ainda tem tempo firme.

Leia mais notícias sobre soja