Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

OLHO NO TEMPO

Atenção! Frente fria deve provocar fortes tempestades em SP

Antes de chover, todas as regiões paulistas terão sol forte e temperaturas elevadas que devem variar entre 30°C e 36°C

Tempestade, previsão do tempo, temporal
Foto: Pixabay

As condições para chuva voltam a aumentar no estado de São Paulo nesta quinta (13) e também na sexta-feira (14), depois de um dia com sol forte e calor.

Hoje, o calor que está armazenado sobre o estado e a aproximação de uma frente fria, que avança devagar pela costa da região Sul, vão facilitar a formação de nuvens carregadas sobre todo o estado. As pancadas de chuva com raios poderão ser fortes à tarde e à noite, incluindo a Grande São Paulo.

Apesar da previsão de chuva forte, antes de chover, todas as regiões paulistas terão várias horas com sol forte e a sensação de calor será sentida o dia todo. As temperaturas seguem elevadas e devem variar de 30 °C a 36 °C, no interior e litoral, alcançando até 33 °C na Grande São Paulo e 26 °C na Mantiqueira

Ontem (12), a chuva atingiu principalmente o norte do estado, onde choveu quase 54 mm em Cafelândia e cerca de 41 mm em São José do Rio Preto, pela medição do Centro de Alertas e Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden).

Já no fim da noite da quarta e começo da madrugada desta quinta-feira, o mesmo órgão registrou chuva forte na região de Cajati, cerca de 32 mm em 1 hora, e quase 31 mm em Amparo.

Na Grande São Paulo, algumas pancadas fortes ocorreram na região do Grande ABC e na zona sul capital, mas que não se prolongaram por muito tempo e nem se expandiram para outras regiões.

Sexta-feira com chuva forte

O risco de chuva forte no estado de São Paulo persiste na sexta-feira quando, além do calor, a frente fria que vem do Sul estará passando em em alto-mar, na costa paulista.

A passagem desta frente fria vai causar uma ligeira mudança na circulação dos ventos em níveis médios da atmosfera e isso vai facilitar o crescimento de nuvens carregadas sobre o estado de São Paulo na quinta e na sexta-feira, 14 de fevereiro. Por isso, as condições para chuva aumentam e há risco de temporal também na Grande São Paulo.

Calor continua

O ar fresco desta frente fria não vai conseguir efetivamente entrar pelo interior paulista. O predomínio é do ar quente nos próximos dias. A temperatura pode ter uma ligeira queda, em alguns locais, porque teremos mais nuvens e a volta das pancadas de chuva, mas a sensação de calor será grande. O ar deve ficar mais abafado.

Fim de semana

No fim de semana, a chance de chuva volta a diminuir e o calor vai aumentar novamente. As praias terão sol e calor. A cidade de São Paulo pode ter novo recorde de calor para 2025 no domingo e na segunda, com temperatura em torno dos 34°C.

Sair da versão mobile