Tempo

Atenção: no Brasil, o próximo mês será de chuvas irregulares

Condição climática deve ocorrer bem na hora do plantio

Agosto vai se encaminhando para o fim com tempo extremamente seco no interior do país. Os produtores já estão de olho na previsão de setembro, que marca o fim do vazio sanitário em diversas áreas produtoras. De acordo com a Climatempo, o próximo mês será de chuvas irregulares.

E as chuvas aguardadas para setembro podem se atrasar em diversas áreas de produção rural. Com isso, ela tende a ocorrer bem na hora do plantio de algumas culturas. “A chuva só começa a ganhar força em outubro”, adianta Desirée Brandt, meteorologista da Climatempo.

Tempo antes das chuvas irregulares de setembro

pancadas de chuva
Foto: Pixabay

Mas antes mesmo da virada do mês, as chuvas seguem. Nesta quinta-feira (25), elas se concentram mais ao sul do Rio Grande do Sul, na metade norte da região Norte, nas faixas norte e leste do Nordeste, com direito a volumes elevados no litoral baiano.

O Sudeste também contará com momentos chuvosos no dia, principalmente em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. As precipitações previstas para quinta em todas essas áreas se devem à umidade que vem constantemente do mar. No Rio Grande do Sul, por exemplo, as precipitações se concentram em três áreas: Fronteira Oeste, Campanha e sul.

No norte do Pará e do Amazonas, assim como em todos os estados de Roraima e do Amapá, as pancadas de chuva seguem fortes, com acumulados elevados, mesmo que, pontualmente, com potencial para danos. Contudo, isso ainda tem relação com a alta umidade do ar, o calor, as instabilidades tropicais e a circulação dos ventos em altitude.

A umidade do ar segue baixa no meio da tarde nas áreas centrais do país, com os menores índices sendo registrados nas faixas norte do estado de São Paulo, no centro norte do Mato Grosso do Sul, no Triângulo Mineiro, em Goiás, em Mato Grosso, no sudeste de Tocantins, no sul do Pará, no sul do Amazonas, em Rondônia e no sul do Acre.