Tempo

Atenção para os temporais em parte do Sudeste, Centro-Oeste e Matopiba

As rajadas podem chegar a 100 km/h em algumas áreas; veja o que esperar até o fim desta semana

Nesta quarta-feira, 28, ainda há previsão para chuva significativa no Sudeste e Bahia. Atenção também para o Centro-Oeste, especialmente ao estado de Goiás. A chuva, apesar de pontual, pode ser bem volumosa e provocar transtornos. 

Nos estados do Norte, pancadas e trovoadas a qualquer momento. Já no Sul, tempo firme em grande parte da região, com exceção do litoral dos três estados, onde pode chover fraco, por causa de uma circulação de ventos associada a um sistema de baixa pressão na costa. 

Tempo firme também no sul e leste de São Paulo e extremo sul de Mato Grosso do Sul. Vale destacar ainda que, no Sudeste e no Centro-Oeste, antes da chuva chegar, as temperaturas sobem, o que acaba potencializando as pancadas de chuva no período da tarde.

Na quinta-feira, 29, a chuva persiste entre o centro e norte do país. A Zona de Convergência de Umidade, que é uma faixa de instabilidade desde o Amazonas até o Sudeste do país, provoca chuva nestas áreas, inclusive em toda a região Centro-Oeste. Atenção para os altos acumulados de chuva, principalmente entre o Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso e de Goiás.

Nessa região, o vento pode chegar até os 100 km/h. Essa chuva ainda deve vir acompanhada de descargas elétricas e eventual queda de granizo. 

Deve chover bastante também no oeste de São Paulo e Triângulo Mineiro.

No Norte, os maiores acumulados são esperados para o sul de Rondônia e do Pará, além do estado do Tocantins. No Nordeste também deve chover consideravelmente entre a Bahia, sul do Maranhão e do Piauí. Chove também em toda a faixa do litoral do Nordeste, mas de maneira fraca e isolada. Enquanto isso, as demais áreas têm tempo firme nesta quinta-feira.

Tempo firme predominando também na região Sul, principalmente Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com chance de chuva apenas no litoral. Um sistema de alta pressão avança e passa a atuar na região, favorecendo o transporte de ar mais frio. No Paraná, a chuva deve ocorrer de forma mais volumosa entre as áreas do extremo norte do estado, enquanto o centro e faixa leste do Paraná tem condições para pancadas isoladas de chuva.

A semana termina ainda com chuva em grande parte do país. A Zona de Convergência de Umidade favorece a persistência da chuva na faixa desde o Norte, passando pelo Centro-Oeste até o Sudeste do país, provocando chuva volumosa e temporais nas três regiões.

Enquanto isso, no Nordeste o tempo firme passa a predominar, com chance de chuva apenas entre a faixa leste e o estado da Bahia. No Sul, o tempo firme predomina no Rio Grande do Sul, mas a chuva deve ocorrer na forma de pancadas entre Santa Catarina e o Paraná, com maiores volumes entre o litoral do Paraná.