Tempo

Atenção: risco de granizo segue no Brasil; saiba onde e quando

O granizo já atingiu áreas de laranja e café do sul de Minas Gerais no começo desta semana

Nesta segunda-feira (3) uma grande precipitação de granizo aconteceu no sul de Minas Gerais, com áreas cobertas de gelo. Houve queda de granizo também nas regiões da zona da mata mineira, como Barbacena. Áreas de laranja e lavouras de café da região foram atingidas, de acordo com o Sindicato Rural do estado. Em Caconde (SP), cidade localizada bem próxima ao sul de Minas Gerais, também houve registro de granizo.

+ La Niña vai se manter até 2023, afirma meteorologista

E essa condição climática não terá fim ao decorrer dos próximos dias. Para quarta-feira (5) há risco de queda de granizo, fortes rajadas de vento e acumulados elevados de chuva ainda em Minas Gerais. O mesmo, aliás, deve ocorrer no Espírito Santo e no norte do Rio de Janeiro, além de três faixas do estado de São Paulo: norte e leste paulista, Vale do Paraíba e litoral.

Nuvens carregadas ainda se espalham sobre o Centro-Oeste, gerando o risco de granizo e fortes rajadas de vento também sobre Mato Grosso do Sul, pontos de Mato Grosso e sul de Goiás, onde pontualmente as chuvas serão acompanhadas de temporais isolados e acumulados elevados.

Granizo, chuvas e geadas

tempo, frio, geada
Foto: Defesa Civil de SC

Na região Norte, chuvas rápidas e tempo abafado são aguardados. Com acumulados mais elevados no norte de Rondônia, noroeste e norte do Pará e no noroeste e norte do Amazonas. Na costa do Nordeste, chuvas muito rápidas e com baixos volumes acontecem entre a costa de Alagoas e Rio Grande do Norte e no litoral do Maranhão. No extremo sul da Bahia pode ter pancadas de chuva mais fortes e acumulados altos.

Não há previsão de chuva no sul de Mato Grosso do Sul e em boa parte do Sul do Brasil, exceto chuviscos entre o Vale do Itajaí, Curitiba e litoral do Paraná. O ar frio e seco gera condições de geadas ao amanhecer, em pleno mês de outubro nas serras gaúcha e catarinense e sobre o sul e Campanha do Rio Grande do Sul.

Frente fria no Sudeste

frente fria e risco de geada - previsão
Foto: reprodução

Na quarta-feira (5), a frente fria ainda se encontrará entre o norte do Rio de Janeiro e o Espírito Santo, fortalecendo nuvens carregadas, sobretudo entre o território capixaba e o norte mineiro. Além da frente fria, um o corredor de umidade espalha chuva sobre o Sudeste. No Centro-Oeste e Sul, o corredor de umidade e a formação de uma baixa pressão atmosférica no Paraguai reforçam as condições de tempestades com granizo e acumulados altos em Mato Grosso do Sul e no oeste do Paraná.

Essa baixa pressão também favorece o retorno da chuva ao oeste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Em Goiás, no Distrito Federal, em Mato Grosso e no norte do Brasil, tempo abafado, chuva em forma de pancadas com trovoadas e calor. Tempo aberto em grande parte do Nordeste, do Tocantins e oeste do Pará, bem como, na faixa leste da região Sul e em partes do estado de São Paulo.