O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuva volumosa para a Região Nordeste a partir da próxima terça-feira (19) até, pelo menos, sexta-feira (22).
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
A previsão é de chuvas intensas em praticamente toda a região, com volumes acumulados que podem chegar a 100 milímetros em 24 horas, principalmente no litoral sul da Bahia.
A chuva deve se iniciar no sul da Bahia e avançar para o interior da região, afetando praticamente todo o Nordeste.
O Inmet explica que a chuva será causada pela combinação de fatores, como a circulação atmosférica em vários níveis, a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e um Sistema Frontal (SF) no Oceano Atlântico, no sul da Bahia.
Além destes sistemas, também vale destacar a influência da variabilidade intrasazonal (Oscilação de Madden-Jullian, OMJ), que favorece o aumento da umidade, nebulosidade e precipitação no Nordeste.
Em caso de chuva, as autoridades recomendam que as pessoas fiquem atentas às atualizações do Inmet e tomem medidas preventivas, como:
- Evitar deslocamentos desnecessários, principalmente em horários de pico de chuva;
- Se deslocar, usar roupas e calçados confortáveis e adequados para a chuva;
- Abastecer o veículo com combustível suficiente para a viagem;
- Se estiver em casa, evitar tocar em fios elétricos caídos;
- Se estiver em um local aberto, procurar abrigo seguro.
- A chuva volumosa pode causar alagamentos, deslizamentos de terra e transtornos no transporte público. É importante ficar atento às condições climáticas e tomar medidas preventivas para evitar acidentes.
______
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.