ATENÇÃO

Brasil vai enfrentar onda de calor intensa; veja quando e onde

Áreas de instabilidade vão provocar pancadas de chuva forte e temporais localizados

calor, Inmet, previsão, tempo, clima, El Niño
Foto: Unsplash/reprodução

O Brasil se prepara para enfrentar uma onda de calor intensa nos próximos dias, com temperaturas que podem ultrapassar os 40ºC em alguns estados.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a Região Sul do Brasil vai uma sensação de abafamento devido a uma massa de ar quente com aumento gradual da umidade.

O forte calor provocará áreas de instabilidade à tarde.

Essas áreas de instabilidade gerarão pancadas de chuva forte, temporais localizados, rajadas de vento acima de 70 km/h e queda de granizo.

onda de calor que atinge o Brasil resultará em temperaturas elevadas. As máximas podem chegar a 40°C, pelo menos até domingo (11).

As áreas mais afetadas serão o norte do Rio Grande do Sul, parte de Santa Catarina e Paraná. Nessas regiões, o sol predominará durante o dia.

O contraste térmico entre a faixa costeira mais fria e o interior mais aquecido causará o aumento da intensidade dos ventos. Esse aumento ocorrerá entre esta sexta-feira (9) e o próximo domingo (11).

Os ventos mais intensos amenizarão as temperaturas na faixa litorânea do Rio Grande do Sul.

No final da segunda-feira (12) e durante a terça-feira (13), uma frente fria se deslocará pelo estado, intensificando a instabilidade e reduzindo as temperaturas na maior parte das demais áreas do Sul do Brasil.

O Inmet ressalta a importância do acompanhamento diário das atualizações da previsão do tempo e dos avisos meteorológicos especiais, devido a possíveis mudanças no padrão meteorológico descrito.

Recomendações de segurança no calor

  • Evite atividades ao ar livre durante os períodos mais quentes do dia.
  • Beba bastante água para se manter hidratado.
  • Tenha cuidado ao dirigir em estradas com pista molhada.
  • Abrigue-se em local seguro durante os temporais.
  • Acompanhe as atualizações da previsão do tempo e os avisos meteorológicos.