No telejornal Rural Notícias, do Canal Rural, desta terça-feira (18), o meteorologista Arthur Müller alertou que estiagem severa no Centro-Oeste tem causado grandes prejuízos, com pouca previsão de chuva nos próximos dias.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Segundo ele, a situação no Brasil central é crítica, com temperaturas altas e pouca chuva prevista. Os temporais continuam restritos ao Sul do país.
Confira a previsão do tempo para os próximos dias
- Centro-Oeste: O tempo seguirá ensolarado e quente em grande parte da região, com uma pequena quantidade de chuva apenas no extremo sul de Mato Grosso do Sul, próximo à fronteira com o Paraguai, mas sem volumes significativos. A temperatura máxima chega a 37 ºC em Cuiabá, com umidade relativa do ar abaixo de 30%, elevando o risco de incêndios. A previsão indica chuva entre 24 e 28 de junho no sul de Mato Grosso do Sul, mas em volume insuficiente para as necessidades das lavouras. No fim de junho, espera-se um pouco mais de chuva, mas ainda insuficiente para reverter a seca.
- Sul: Temporais devem ocorrer em todo o Rio Grande do Sul, com precipitação intensa ao longo desta quarta-feira (19). Chove também no oeste e sul de Santa Catarina. No nordeste de Santa Catarina e oeste do Paraná, a previsão é de sol com chances de chuvas isoladas.
- Sudeste: O tempo firme e seco continua predominando, com chuva fraca apenas no norte do Espírito Santo e no extremo nordeste de Minas Gerais. Nas demais áreas, inclusive São Paulo e Rio de Janeiro, o sol predomina e o ar permanece muito seco.
- Nordeste: Chuva a qualquer hora do dia no litoral sul da Bahia até Salvador, e pancadas de chuva no litoral de Alagoas, Pernambuco e Maranhão. O mar fica agitado com condições de ressaca entre Alagoas e o Rio Grande do Norte. Nas demais áreas litorâneas, o sol predomina com chuva isolada. O interior do Nordeste permanece seco e quente.
- Norte: Tempo firme em Tocantins, centro-sul do Pará, extremo sudeste do Amazonas, nordeste e sudeste de Rondônia. No litoral norte do Amapá, a previsão é de chuva ao longo do dia, podendo ocorrer temporais. Nas demais áreas, o tempo é abafado com pancadas de chuva isoladas entre a tarde e a noite.
Inverno no Sudeste
Müller destacou que a previsão de inverno para o Sudeste não é animadora, com temperaturas elevadas e pouca chuva. São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo enfrentarão períodos quentes e secos, aumentando o risco de incêndios. O inverno pode ter um ou dois pulsos de frio, mas sem risco significativo de geadas.