As cinco regiões do Brasil têm um ponto em comum para o decorrer dos próximos cinco dias em termos de previsão do tempo. Isso porque a chuva vai cair sobre pontos espalhados por todo o país.
Chuva e mais chuva
Confira, abaixo, o resumo da previsão do tempo para os próximos dias.
-
Sul
Com a aproximação de uma nova frente fria, a chance de chuva volta a aumentar no Rio Grande do Sul nos próximos dias. Os volumes podem variar de 10 a 40mm no estado, mas ainda de forma mal distribuída e insuficiente para reduzir as perdas já consolidadas nas lavouras, principalmente as que enfrentaram maior período de estiagem e calor.
Na faixa norte gaúcha, a chuva será ainda mais isolada, assim como na maior parte de Santa Catarina e do Paraná. Nesses dois estados, contudo, a diminuição da chuva expressiva será algo benéfico para o andamento das atividades de campo que apresentavam lentidão nas últimas semanas.
-
Sudeste
Ainda chove nos próximos dias, mas as instabilidades começam a ficar menos organizadas pela região, um cenário diferente da primeira metade do mês. Ainda são esperados volumes expressivos no oeste paulista, no sul de Minas Gerais e no Triângulo Mineiro, com volumes entre 25 e 50mm, mas de forma mais pontual agora.
Em boa parte do estado de São Paulo e ainda no centro, leste e norte de Minas Gerais, assim como no Espírito Santo e Rio de Janeiro, são esperadas pancadas irregulares e com baixos acumulado nos próximos dias.
-
Centro-Oeste
O cenário de chuvas expressivas e persistem ainda preocupa produtores rurais que estão com atividades de campo comprometidas pelo solo úmido. Nos próximos cinco dias ainda tem previsão de muita chuva principalmente em Mato Grosso e no norte de Goiás, com volumes que podem ultrapassar os 70mm, mantendo as atividades de plantio, colheita e tratos culturais em ritmo lento.
No sul de Mato Grosso do Sul, a chuva será menos expressiva e mais isolada nos próximos dias.
-
Nordeste
A situação ainda preocupa, com muita chuva prevista para os próximos dias nas mesmas áreas que já vem sendo atingidas. No Maranhão, no Piauí, no Ceará, no Rio Grande do Norte, na Paraíba e em Pernambuco são esperados volumes entre 100 e 200mm nos próximos cinco dias.
Um cenário muito diferente da Bahia, que seguirá com chuvas irregulares e mal distribuídas, em que há previsão de chuvas expressivas no oeste e norte baiano com volumes entre 30 e 70mm, mas inda um tempo mais seco e com chuvas isoladas no sul do estado.
-
Norte
A chuva continua organizada, frequente e volumosa, especialmente no oeste do Amazonas, no Pará e no Tocantins, onde são esperados volumes entre 50 e 160mm nos próximos dias. Em Rondônia e no Acre, a chuva também ganha força nos próximos dias, mas os volumes expressivos devem ser registrados de forma bastante pontual.
Entre o noroeste do Amazonas e Roraima, chuvas muito isoladas e sem grandes volumes.
_____________
Editado por: Anderson Scardoelli.
_____________
Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.
_____________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.