Tempo

Centro-Oeste terá chuva forte e trovoadas nesta quarta; veja a previsão do tempo

Chuvas isoladas são esperadas em várias partes do Brasil, mas o volume não será elevado segundo os meteorologistas

Sul

O tempo aberto da madrugada favorece a perda de energia do solo para a atmosfera no Rio Grande do Sul, favorecendo a formação de nevoeiros ao amanhecer. Esses nevoeiros agem como uma espécie de “cobertor” e impedem o frio extremo e novas geadas. O tempo fica aberto nos três estados da região ao longo do dia, inclusive no Paraná. 

A única exceção vai novamente para a costa paranaense, que pode ter nuvens e chuva fraca. Durante a tarde, as temperaturas se elevam mais do que em dias anteriores tanto no Rio Grande do Sul como Santa Catarina e interior do Paraná. A agitação marítima diminui na costa e os ventos também perdem força no litoral.

Sudeste

A chuva avança pelo norte de Minas Gerais com trovoadas, por causa de um corredor de umidade da Amazônia e da presença de uma área de instabilidade conhecida por cavado, a mais ou menos 5 quilômetros de altura. A umidade que sopra do mar contra a costa também reforça a chuva que acontece no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Ventos sopram com até 50km/h na costa paulista e fluminense, mas o risco de ressacas diminui. A chuva é pesada e com elevado volume acumulado no Rio de Janeiro e zona da Mata de Minas, além do litoral norte de São Paulo e sul do Espírito Santo, e o solo encharcado dos últimos dias mantém a condição para deslizamentos e outros transtornos. Só não chove no oeste e centro do estado de São Paulo. No mar, agitação marítima diminui.

Centro-Oeste

Na quarta-feira, a chuva forte com trovoadas se espalha por todo o estado do Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e norte de Mato Grosso do Sul, alimentada por um corredor de umidade da Amazônia.

No entanto, não tem previsão de volumes de chuva expressivos ou chuva generalizada, situação ainda longe do ideal para pôr fim às queimadas da região. Além disso, o tempo volta a abrir na metade sul de Mato Grosso do Sul. Nesta área, o frio da manhã aumenta, mas durante a tarde as temperaturas ficam mais elevadas.

Nordeste

Volta a chover em mais áreas da Bahia, como na zona da Mata, agreste e extremo sudoeste do estado. Isso acontece por causa de instabilidades presentes no Sudeste e também com a umidade que sopra do mar contra a costa. O dia terá mais variação de nuvens em toda a região, inclusive no sertão nordestino – embora o tempo ainda siga firme nesta área. 

Segue chovendo na costa leste entre Sergipe e Rio Grande do Norte, por causa da umidade que sopra do oceano, mas apenas nas praias.

Norte

Áreas de instabilidade tropicais se espalham pela Região Norte e provocam pancadas de chuva com trovoadas. Volta a chover forte também no sul do Pará. Já entre o Acre e o oeste e sul do Amazonas além do norte de Rondônia, os volumes acumulados são bastante expressivos e não estão descartados transtornos em centros urbanos. A chuva diminui o calor extremo na Amazônia.