A semana será marcada por grandes volumes de chuvas na região central do país, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Segundo o órgão, os volumes podem ultrapassar os 80 mm (representados em tons de vermelho e rosa no mapa abaixo).
Chuva nas 5 regiões
Sul
A semana começa com tempestades no oeste do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina, devido a atuação de um cavado na região. Porém, a partir da quinta-feira (17), o sistema se desloca e a região terá estabilidade.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
As condições de chuva se intensificam a partir do dia 19 no centro-oeste do Paraná, onde acumulados acima de 60 mm estão previstos em algumas áreas.
Sudeste
A partir do próximo sábado (19), as precipitações se intensificam em Minas Gerais e São Paulo, com previsão de pancadas de chuva e acumulados acima de 80 mm nos dois estados. Enquanto isso, Rio de Janeiro e Espírito Santo devem ter tempo firme.
Centro-Oeste
Há um aumento de nebulosidade durante a semana, com previsão de pancadas de chuva, que podem ser volumosas, em especial na quinta-feira (17) sobre o estado de Mato Grosso. Essas mudanças estão associadas ao alinhamento da convergência de umidade na porção central do país.
Já a partir de sábado (19), Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal têm previsão de pancadas de chuva, com acumulados acima de 80 mm.
Norte
Áreas de instabilidade associadas ao calor e à alta umidade provocarão pancadas de chuva no decorrer da semana, com valores acima 50 mm no noroeste e sudeste do Amazonas e sul do Pará.
Pancadas de chuva isoladas poderão ocorrer nas demais áreas da Região, com exceção do norte, onde a chance de chuva é pequena.
Nordeste
A previsão é de tempo quente e seco em grande parte da Região, de acordo com o Inmet. No entanto, a partir desta terça-feira (15), espera-se um aumento na nebulosidade, especialmente no leste da Bahia, de Pernambuco, da Paraíba, de Sergipe e Alagoas, que pode gerar instabilidades, resultando em pancadas de chuva isoladas.
A partir de quarta-feira (16), há condições de pancadas de chuvas e trovoadas isoladas no oeste da Bahia e sul de Tocantins.
Temperaturas máximas e mínimas
O Inmet aponta que, para os próximos dias, estão previstas temperaturas elevadas em áreas do Norte e Nordeste do país, com máximas podendo superar os 38°C no decorrer da semana.
Além disso, o retorno das chuvas na região central favorecerá a diminuição das temperaturas máximas em algumas localidades das regiões Centro-Oeste e Sudeste, podendo chegar a 20°C entre os dias 19 e 20.
Especificamente no dia 19 de outubro (Imagem acima), as temperaturas estarão mais amenas. Em áreas da Região Norte e Nordeste, as máximas serão em torno de 38°C.
Já em grande parte do Sudeste e Centro-Oeste, as máximas reduzem significativamente, chegando a 20°C em São Paulo e no Paraná. Por outro lado, no Rio Grande do Sul, a tendência é de aumento das temperaturas máximas, podendo ficar entre 26°C a 30°C em algumas localidades.
As temperaturas mínimas podem superar 24°C em áreas das Regiões Norte, como Piauí, Maranhão e centro-norte de Mato Grosso. Áreas do Amazonas, Pará e Rondônia podem superar os 28°C.
Já em áreas serranas entre Bahia e o norte de Minas Gerais, as mínimas podem ficar abaixo dos 18°C. Na Região Sul e leste do Sudeste, as mínimas devem variar entre 10°C e 18°C.
No decorrer da semana e especificamente nesta terça-feira, está previsto um declínio da temperatura nas Regiões Sul e leste da Região Sudeste, com mínimas de até 16°C. Nas demais áreas, as temperaturas poderão ultrapassar 22°C.