O padrão de verão ainda é o destaque desta sexta-feira (3) em grande parte do país, com sol e calor, sobretudo pela manhã. Consequentemente, o aumento da umidade e as temperaturas elevadas geram pancadas passageiras. E há, além disso, potencial para chuva pontualmente forte.
+ Chuva atrapalha os trabalhos de campo, mas ajuda nos reservatórios
Há, por exemplo, risco maior de chuva forte e volumosa no oeste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. De acordo com a Climatempo, a mesma condição climática é aguardada para o sudoeste, noroeste e oeste do Paraná e o sul e oeste de Mato Grosso do Sul.
Meteorologista da Climatempo, Fabiene Casamento explica que a chuva prevista para pontos das regiões Sul e Centro-Oeste irá ocorrer “devido à presença de uma baixa pressão atmosférica”.
Chuva x tempo aberto
A chuva é mais frequente e o tempo fica parcialmente nublado na faixa que engloba áreas do Nordeste e do Norte. Segundo a previsão, isso ocorrerá desde o leste de Pernambuco até o Amapá.
Por outro lado, o tempo aberto é aguardado para a Bahia, o Espírito Santo, o leste e norte de Minas Gerais e o Rio de Janeiro. Dessa forma, não chove em Vitoria, Belo Horizonte e nem na capital fluminense. Assim como em três das quatro capitais do Sudeste, o tempo aberto também será destaque no litoral gaúcho nesta sexta-feira.
_____________
Editado por: Anderson Scardoelli.
_____________
Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.
_____________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.