A chuva diminui sobre Santa Catarina nesta quinta-feira (22), com o leste do estado o tempo ficando bastante fechado, mas apenas com garoa. A chuva também perde força nos litorais do Paraná e de São Paulo, onde o sol, entretanto, ainda não aparece e o tempo nublado predomina.
+ Verão começará com possibilidade de impacto na safra de grãos
Aos poucos, a umidade que vem do mar se desintensifica e a chuva, dessa forma, também diminui sobre o estado do Rio de Janeiro. No litoral fluminense, contudo, o mar continua agitado.
De acordo com a previsão do tempo para hoje, a presença da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), combinada com mais uma frente fria que se forma na costa sul baiana, deixa o tempo fechado e com muita chuva no leste e norte de Minas Gerais, no Espírito Santo e no sul da Bahia. Além disso, os ventos quentes e úmidos da região Norte espalham temporais no leste e norte de quatro estados: Mato Grosso, Tocantins, Pará e Maranhão.
Menos chuva x temporais
Alto potencial de transtornos relacionados à chuva podem acontecer nestas áreas (MT, TO, PA e MA). Há risco de alagamentos, enchentes e deslizamentos, por exemplo. Ainda chove forte na serra fluminense e, além disso, o tempo fica fechado com possibilidade de névoa e chuvas na capital do estado.
Ressalta-se que entre o Centro-Oeste e o Sudeste e entre a região do Maranhão, Tocantins, Piauí e a Bahia (Matopiba), além da presença da ZCAS, há cavados meteorológicos nos níveis médios e altos da atmosfera, que é uma baixa pressão relativa e mais alongada.
No Nordeste como um todo, desde o Maranhão e Piauí até a Bahia, também se tem o reforço da borda de um Vórtice Ciclônico nos Altos Níveis da Atmosfera (VCAN), que reforça os temporais na região. Entre o Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais há uma baixa pressão atmosférica a 1,5 km de altitude — o que ajuda ainda mais nas instabilidades.
“Vale ressaltar que os acumulados de chuva também são bem elevados sobre Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Rondônia e Acre” — Fabiene Casamento
“Atenção que a chuva mais volumosa hoje sobre o Espírito Santo, Minas Gerais, sul ao oeste da Bahia, Maranhão, Piauí, Pará, Tocantins, Amapá, no norte do Rio de Janeiro, e no leste e norte do Amazonas”, avisa a meteorologista Fabiene Casamento, da Climatempo. Nessas áreas, os acumulados de água devem superar os 100 milímetros. “Mas vale ressaltar que os acumulados de chuva também são bem elevados sobre Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Rondônia e Acre.”
Previsão do tempo para o Sul
Nesta quinta-feira, a chuva também se fará presente, mas de forma rápida, sobre áreas do Ceará e de Pernambuco. Por outro lado, tempo firme na costa de Sergipe e Alagoas. O tempo fica aberto também sobre Mato Grosso do Sul, interior de SP e quase todo o Sul. De acordo com a previsão do tempo para hoje, na região sulista chove apenas no leste de Santa Catarina e do Paraná.
_____________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.