Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Tempo

Chuva em alguns estados pode atrapalhar operações de campo; saiba onde

Confira a previsão do tempo e veja onde as condições vão favorecer desenvolvimento da lavoura e tratos fitossanitários

Veja como ficam as condições do tempo nesta terça-feira (25).

    • Um cavado, situação na atmosfera que favorece o levantamento de ar quente e úmido para altos níveis, atua sobre o Sul do país. Isso vai levar chuva ao Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná.
    • Os volumes esperados ficam em torno de 30 a 40 mm. Não se descarta a possibilidade de rajadas de vento e granizo, de forma isolada.
    • O tempo fica mais ensolarado somente na parte nordeste do território paranaense.
    • O tempo fica ensolarado em quase todo o Sudeste, com exceção do Espírito Santo, onde há previsão de chuva com acumulado que pode chegar a 20 mm no decorrer do dia.
    • Essa condição favorece o desenvolvimento do milho segunda safra e operações em campo voltadas ao tratamento fitossanitário.
    • No Centro-Oeste, o tempo é mais estável e ensolarado em Mato Grosso e Goiás, contribuindo para o escoamento da colheita de soja e pastagens.
    • A chuva na região ocorre somente em Mato Grosso do Sul, onde os volumes variam entre 20 e 40 mm em todo o estado.
    • No Nordeste, o tempo fica firme em todo o interior dos estados. A falta de umidade no solo se agrava nessas áreas, prejudicando as lavouras sem irrigação e pastagens, com aumento do risco para queimadas.
    • O litoral nordestino tem chuva, com volumes que podem variar de 20 a 30 mm.
    • Na região Norte, o tempo é mais firme na faixa centro-sul do Pará e no Piauí Acumulados de 30 a 40mm são esperados para o Acre, Rondônia, Amazonas, Amapá e faixa norte do Pará.
    • O alerta fica para Roraima, onde os volumes podem chegar a 140 mm
      nesta terça e gerar transtornos, tanto nas operações em campo quanto na área
      urbana.

Previsão do tempo por região (de 26 a 30 de abril)

Sul
Devido à passagem de uma frente fria no decorrer dos próximos dias, a chuva
deve se concentrar na porção oeste do Paraná, com volumes podendo chegar a 80 mm.

O tempo é mais firme no nordeste de Santa Catarina e extremo sul do Rio Grande do Sul. Nas demais localidades sol entre nuvens com chuvas esparsas com volumes em torno de 30 mm.

Também não há chance de geada nesse período, porém amanhã existe uma pequena possibilidade de vendaval e granizo nos três estados da região.

Sudeste
Os volumes esperados de chuva ficam em torno de 25 mm no decorrer dos próximos dias. O que facilita o manejo do solo e tratamento fitossanitário nessas áreas.

Centro-Oeste
Tempo mais estável, com chuvas concentradas em Mato Grosso do Sul e sul de Goiás, com volumes na casa de 40 mm. Isso facilita o manejo do solo e tratamento fitossanitário nessas áreas, e ajuda no desenvolvimento do milho segunda safra.

Nordeste
Há uma tendência de diminuição das chuvas no sul da Bahia, o que auxiliará a recuperação das áreas atingidas pelo alto volume de chuva nos últimos cinco dias. No restante do estado, o tempo segue firme sem previsão de chuva.

Apesar dos estragos, as chuvas na Bahia ajudaram a repor a umidade do solo, principalmente nas áreas onde é cultivado o cacau.

Nos demais estados, o volume de chuva deve ficar perto de 30 mm. Mas pode haver grande concentração no norte do Maranhão, podendo chegar a 150 mm.

Norte
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) atua sobre a faixa norte do país, levando acumulados de até 200 mm ao noroeste do Pará, norte do Amazonas, e Roraima.

No Acre e no nordeste do Pará, são esperados até 120 mm de chuva no decorrer dos próximos dias. Isso deve causar transtornos nos trabalhos em campo e na área urbana.

chuva na ronda da meteô

___________________

Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

___________________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.

Sair da versão mobile