A meteorologia prevê chuva forte para o Sul e áreas do Centro-Oeste entre esta terça-feira (7) e o próximo sábado (11). Isso ocorre porque a frente fria que aparece no Sul alcança o Sudeste e acaba formando um corredor de umidade até uma porção do Brasil Central, afirma a meteorologista Desirée Brandt, da Climatempo.
No Sul, a frente fria associada ao ciclone extratropical em formação faz que ocorra chuva em todos os três estados da região já nesta terça. Trata-se de uma chuva volumosa, que pode chegar a 70 mm na área mais central do Rio Grande do Sul, por exemplo.
O volume que atinge o Paraná não é tão elevado. “Mas essa chuva é perigosa para toda a região Sul, porque vem com potencial para queda de granizo”, alerta a meteorologista.
O corredor de umidade vai favorecer a formação de nuvens carregadas também no Centro-Oeste. As chuvas devem afetar especialmente a faixa oeste de Mato Grosso do Sul e o sudoeste de Mato Grosso. Também nessas áreas há risco de granizo.
A umidade do solo, obviamente, deve aumentar nessas regiões. “A chuva vem uma hora não muito boa nas áreas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, pois pode prejudicar algumas lavouras de algodão”, lembra Desirée Brandt.