Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

DE OLHO NO CLIMA

Chuva ganha força em três regiões do país, mas calorão não dá folga em todo o Brasil

Combinação de calor e umidade trazem condições para pancadas fortes ao longo do dia

chuva, temperatura
Foto: Pixabay

Sul

A frente fria começa a se deslocar entre a costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Tempo segue instável sobre a porção noroeste e norte gaúcha, com condições para chuvas pontuais e persistentes entre o planalto, serra e litoral norte. Em território catarinense, predomínio de tempo instável ao longo de todo o dia, com a chuva ganhando força no decorrer da terça-feira. Nas primeiras horas do dia, haverá condições para pancadas sobre alguns pontos do interior de Santa Catarina. No Paraná, por sua vez, as pancadas avançam sobre o sul do estado ainda no fim da manhã e se espalham no decorrer do dia.

Sudeste

Fluxo de umidade associado à circulação dos ventos em baixos níveis da atmosfera deve favorecer algumas instabilidades sobre São Paulo, com a chuva adotando comportamento irregular e mal distribuído. No Rio de Janeiro, em Minas Gerais e no Espírito Santo, predomínio de tempo firme e bastante sol. Em todos os estados do Sudeste o calor será bastante intenso.

Centro-Oeste

O calor e a umidade seguem atuando como precursores da chuva. Fluxo de umidade em baixos níveis da atmosfera concentra a chuva entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Goiás e Distrito Federal com maior predomínio de tempo firme e bastante sol. Em todos os estados, os termômetros seguem apresentando elevação significativa ao longo do dia.

Nordeste

Circulação de ventos marítimos mantém as instabilidades atuantes sobre a costa leste, que fica sob condição de pancadas de chuva com raios ao longo do dia. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua reforçando a chuva sobre a costa norte. Destaque segue entre o Maranhão e o Piauí. Sertão com maior predomínio de tempo firme e bastante calor.

Norte

Risco para temporais e volumes elevados continua sobre todos os estados da região, com destaque para Amazonas, Acre, Rondônia, parte de Roraima e do Pará. A ZCIT influencia a continuidade das instabilidades no Amapá. No Tocantins, há condições para pancadas de chuva irregulares, concentradas no período da tarde.

Sair da versão mobile