O QUE VEM POR AÍ

Chuva intensa é esperada nos próximos dias por infiltração marítima; saiba onde

Pancadas são esperadas nesta semana em diversas regiões litorâneas do Brasil

chuva
Foto: Pixabay

Ao longo dos próximos dias, o tempo se mantém instável numa área extensa da costa brasileira. Um dos responsáveis por essas condições é uma forte infiltração marítima, ou brisa marítima.

De acordo com o Climatempo, esse fenômeno ocorre quando o ar fresco e úmido do oceano se desloca para o interior do continente, substituindo o ar quente e seco da terra. O processo é essencial para a formação de chuvas no litoral, pois traz umidade e provoca o resfriamento e a condensação do ar terrestre, resultando em precipitação.

Previsão do tempo para os próximos dias

Terça-feira (16)

A circulação na parte sul do Brasil será reforçada pela alta pressão, intensificando a chuva na região Centro-Sul. A faixa entre o norte de Santa Catarina e o litoral sul de São Paulo terá chuvas de moderada a forte intensidade. Na faixa norte, a circulação característica aumentará os volumes de chuva entre o litoral da Bahia e o litoral de Alagoas.

Quarta-feira (17)

A circulação favorecerá a ocorrência de chuva entre o litoral do Espírito Santo e o litoral do Rio Grande do Norte, com destaque para a costa de Alagoas e Sergipe, onde a chuva será de moderada a forte intensidade ao longo do dia.

Quinta-feira (18)

A circulação se intensificará em toda a costa brasileira. Na faixa centro-sul, entre o Rio de Janeiro e o sul do Rio Grande do Sul, haverá aumento da nebulosidade, mas sem chuva. Na faixa norte, principalmente entre o litoral da Bahia e o do Rio Grande do Norte, há previsão de pancadas de chuva.

Sexta-feira (19)

A condição permanecerá a mesma. O tempo seguirá firme entre o Rio de Janeiro e o sul do Rio Grande do Sul, apenas com aumento da nebulosidade. Na faixa centro-norte, entre o litoral do Espírito Santo e o do Rio Grande do Norte, a previsão é de novas pancadas de chuva, com pancadas de moderada a forte intensidade no litoral de Sergipe e Alagoas.