ALÍVIO

Chuva perde força na região Sul, mas tempo segue instável

Massa de ar seco e frio garante dia ensolarado e com temperaturas baixas no oeste do Rio Grande do Sul

chuva forte - previsão do tempo
Foto: Freepik

Saiba como o clima irá se comportar nesta quinta-feira (14) em todas as regiões do Brasil:

Sul

Com o avanço da frente fria para o Sudeste, a chuva enfim perde força no Sul do país, mas a expectativa ainda é de tempo instável, com céu nublado e chuva fraca especialmente pela manhã em boa parte da região, especialmente na faixa leste dos três estados devido à circulação dos ventos úmidos que sopram do mar contra a costa. Atrás da frente fria tem uma massa de ar seco e frio que garante o dia ensolarado e com temperaturas baixas no oeste do Rio Grande do Sul, no oeste de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná.

Sudeste

Quinta-feira com mudanças no tempo e chuva espalhada por boa parte do Sudeste devido à chegada da frente fria associada ao ciclone extratropical que avançou para o oceano. A chuva deve ocorrer em forma de pancadas já pela manhã no estado de São Paulo e conforme o dia for passando, a chuva chega ao Rio de Janeiro e metade sul de Minas Gerais. Não são esperados acumulados muito expressivos, mas não se descarta o potencial para temporais com ventos moderados e descargas elétricas, além de eventual queda de granizo devido a combinação entre calor e umidade. O tempo firme predomina no Espírito Santo e norte de Minas Gerais, por enquanto.

Centro-Oeste

Pancadas de chuva são esperadas em boa parte do Centro-Oeste devido ao avanço da frente fria pelo centro-sul do país. A expectativa é para pancadas rápidas, intercaladas com períodos de melhoria. Pela combinação entre calor e umidade, a chuva pode ocorrer em forma de temporais com ventos, raios e eventual queda de granizo, mas de modo geral, o volume não deve ser muito expressivo ao longo do dia. O tempo firme vai predominar no sul e oeste de Mato Grosso do Sul, com a chegada de uma massa de ar seco na retaguarda da frente fria, e predomina também no norte de Goiás, no Distrito Federal e no nordeste de Mato Grosso.

Nordeste

Pancadas isoladas são esperadas no litoral entre Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, nada que deva chamar muito a atenção. Na maior parte da região, o tempo seco e quente continua como destaque.

Norte

Pancadas de chuva são esperadas na metade oeste da região Norte devido a instabilidades tropicais, com destaque para Rondônia e Acre que podem ser atingidos por chuva forte e volumosa devido à aproximação de um ramo da frente fria no interior do continente. Já na maior parte do Pará, no Amapá e no Tocantins, tempo ensolarado e muito quente.

_______

Canal Rural Clima: ouça o podcast sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

_______

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.