Confira as condições do tempo e veja onde pode ter chuva neste início de semana em todas as regiões do Brasil.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Sul
Pancadas de chuva podem se espalhar por Santa Catarina e pelo Paraná nesta segunda-feira (5), mesmo que de forma isolada e com baixos acumulados na maioria das cidades.
A chuva só deve ganhar força no leste e no norte paranaense, devido a instabilidades em altos níveis da atmosfera. Há chance de ocorrência de transtornos pontuais, como alagamentos.
Enquanto isso, a semana vai começar seca, ensolarada e muito quente em todo o Rio Grande do Sul.
Sudeste
Pancadas de chuva são esperadas em todo o estado de São Paulo, inclusive com volumes significativos e risco de temporais com ventos, raios e granizo. As responsáveis por essa condição são a atuação de instabilidades em altos níveis da atmosfera e as altas temperaturas, que servem como combustível para os temporais.
Em pontos isolados do Rio de Janeiro e da metade sul de Minas Gerais também são esperadas chuvas rápidas e bem menos expressivas. Nada que deva gerar grande preocupação por enquanto.
Nas demais áreas do Sudeste, o tempo é firme.
Centro-Oeste
A chuva se espalha por boa parte da região, por conta da formação de instabilidades em diferentes níveis da atmosfera. As pancadas voltam, inclusive, a atingir Mato Grosso do Sul, após dias secos e muito quentes. Isso acontece graças à formação de uma área de baixa pressão atmosférica no interior do continente, que pode gerar temporais e volumes elevados em quase todo o estado.
Volumes expressivos persistem na metade norte de Mato Grosso e no sul de Goiás, enquanto que nas demais áreas da região a chance de chuva é menor.
Nordeste
As pancadas não dão trégua ao Maranhão e a pontos isolados do Piauí, devido a instabilidades tropicais que podem gerar volumes em torno de 30 mm.
Já nos demais estados, a chance de chuva é menor e, se acontecer, será de maneira isolada e pouco volumosa.
Grande parte do sertão e do agreste continua seco e muito quente.
Norte
Instabilidades tropicais fazem com que sejam esperadas pancadas de chuva em quase toda a região. Existe alerta para volumes elevados em várias partes dos estados, com potencial para transtornos relacionados a alagamentos e erosão do solo.
De modo geral, volumes acima de 20 mm podem ser registrados. Há, no entanto, um alerta especial para o oeste do Acre e o sudoeste do Amazonas, onde são esperados de maneira pontual volumes acima de 90 mm em um pequeno intervalo de tempo, o que pode gerar fortes danos e prejuízos.