A semana termina com uma frente fria na altura do Sudeste. O fenômeno deve reforçar a chuva entre São Paulo e sul de Minas Gerais, mas ainda chove bastante nos três estados do Sul nesta sexta-feira, 5.
“No decorrer dos próximos dias, a chuva deve diminuir no Rio Grande do Sul, mas ainda vai continuar persistente no Paraná, atrapalhando a colheita, assim como em Mato Grosso do Sul”, diz a meteorologista Desirée Brandt, da Somar.
Já neste sábado, 6, o tempo deve ficar mais firme no centro e oeste gaúcho, possibilitando que as temperaturas subam com bastante facilidade. Chuva isolada está prevista na faixa leste do estado e em áreas próximas a Santa Catarina. Em Santa Catarina e no Paraná, especialmente no norte paranaense, o dia será chuvoso.
O Sudeste, por sua vez, terá um sábado e muita nebulosidade e chuva a qualquer hora do dia. “Precipitação muito bem-vinda no interior de São Paulo, onde a umidade do solo estava baixando”, diz.
Por outro lado, a previsão é de tempo seco no norte de Minas Gerais, Norte do Espírito Santo, Bahia e sul do Rio Grande do Norte. “A temperatura deve subir mais, o que é uma boa notícia. Significa que o sol vai aparecer mais vezes. Teremos janelas de tempo firme para retomada dos trabalhos de campo”, diz.
De 6 a 10 de março, a chuva é de que chova 70 milímetros no norte do Paraná, sul de Minas Gerais e interior de São Paulo, ainda que de forma mais espaçada em períodos de tempo firme.
Já de 11 a 15, a frente deve se posicionar na costa do Espírito Santo e canalizar um corredor de umidade da Amazônia. Com isso, a tendência é de que a chuva mais significativa se concentre do litoral da região até o Norte, diminuindo no Sul.