Tempo

Fim de semana será marcado por temporais; veja onde

Nova frente fria chega ao Rio Grande do Sul e corredor de umidade da Amazônia provoca instabilidades em vários pontos do país

01Foto: Pixabay

Sábado, 16

Sul

Uma nova frente fria se aproxima da região Sul do Brasil, e quando combinada ao transporte de ar quente e úmido proveniente da região Amazônica e áreas de instabilidade em diferentes níveis da atmosfera, favorece a formação de nuvens carregadas e fortes temporais pelos três estados da região Sul. 

Atenção para as áreas da Campanha, onde os acumulados de chuva tendem a ser bastante elevados e há risco para transtornos, como alagamentos, transbordamento de rios/córregos e enxurradas. Além da chuva, destaque também para a forte ventania que será registrada desde o Rio Grande do Sul até Santa Catarina, com rajadas que podem superar a marca dos 70 km/h.

Sudeste

Destaque para a chuva intensa esperada entre o centro-oeste de São Paulo e Triângulo Mineiro, devido à áreas de instabilidade que atuam próximas a região e mantém o céu nublado e com previsão de chuva a qualquer momento. Atenção para volumes elevados e risco para transtornos nestas áreas. Nas demais regiões do Sudeste também há previsão de chuva e temporais, mas que por enquanto ocorrem de maneira isolada.

Centro-Oeste

Um  intenso sistema de baixa pressão atmosférica atua sobre o norte do Paraguai, e quando combinado à áreas de instabilidade em diferentes níveis da atmosfera, mantém o risco de chuva forte e temporais nos três estados da região Centro-Oeste e também na capital federal. Destaque para Brasília, centro-sul de Goiás, sul de Mato Grosso e praticamente todo o estado de Mato Grosso do Sul, onde a chuva ocorre com maior intensidade e volumes elevados.

Nordeste

Há previsão de chuva com trovoadas entre o sul do Maranhão e Piauí e na região oeste da Bahia, devido às áreas de instabilidade no alto da atmosfera combinadas ao calor e umidade. Nas demais áreas dos três estados a chuva é mais rápida e isolada. No interior do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e extremo norte da Bahia, o tempo firme predomina.

Norte

Neste sábado, a combinação entre calor e umidade segue sendo o principal responsável pela formação de nuvens carregadas e temporais isolados na região Norte do país, onde há previsão de chuva especialmente durante a tarde. No Amapá os volumes seguem expressivos, devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Domingo, 17

Sul

A frente fria avança e o tempo instável marcará presença nos três estados da região Sul do Brasil neste domingo. Por atuar de forma mais continental, o sistema provoca chuva intensa e volumosa desde o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, onde o céu fica mais encoberto, as temperaturas caem em relação aos últimos dias e pode chover já durante a madrugada e manhã, persistindo durante a tarde e noite.

Nos três estados há risco para trovoadas, raios, rajadas de vento variando de moderada à forte intensidade e volumes elevados, com destaque para o centro-oeste do Paraná e Santa Catarina, e região central e noroeste do Rio Grande do Sul, onde os volumes tendem a ser ainda mais expressivos.

Sudeste 

Áreas de instabilidade em diferentes níveis da atmosfera seguem atuando sobre parte da região Sudeste, e por isso há risco para chuva forte e volumosa entre o centro-oeste de São Paulo e Triângulo Mineiro, onde o sol pouco aparece ao longo do dia e pode chover a qualquer momento.

Atenção novamente para volumes elevados e risco de transtornos nestas áreas. Nas demais regiões, não se descarta o risco para temporais durante a tarde, mas que ocorrem de maneira mais isolada. Entre o leste de Minas Gerais, Norte e Região dos Lagos Fluminense e todo o território capixaba, o tempo firme volta a predominar.

Centro-Oeste

No domingo, diversas áreas de instabilidade se combinam a um sistema de baixa pressão atmosférica na altura do Paraguai, mantendo o risco para chuva intensa desde o Mato Grosso do Sul, Goiás e sul de Mato Grosso, onde o céu fica nublado, as temperaturas permanecem abaixo dos 30°C e pode chover de forma intensa a qualquer hora do dia. Além disso, rajadas de vento entre 40-60km/h são esperadas desde o sudoeste de Mato Grosso e todo o estado de Mato Grosso do Sul.

Nordeste

O tempo firme volta a ganhar espaço na região Nordeste, e agora compreende uma área desde o Ceará, leste do Piauí, interior do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e norte da Bahia. Nas demais áreas, chove de maneira irregular, com volumes mais expressivos em alguns pontos do Piauí.

Norte

No domingo, pouca coisa muda no padrão de tempo da região Norte, há previsão para pancadas isoladas de chuva em toda a região, com destaque para o Amapá, onde serão observados os maiores acumulados.