O inverno é uma estação em que predomina o tempo seco e quente no Nordeste. A chuva se concentra na costa leste da região e a temperatura do oceano tem grande influência nas precipitações nessa área.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Para o inverno deste ano, a meteorologia indica que as chuvas serão mais volumosas na faixa leste do Nordeste, entre a Bahia e o Rio Grande do Norte. Nos três meses da estação, a quantidade de chuva deve ficar entre a média registrada em outros anos e um pouco abaixo disso, com gradual redução do volume até setembro.
Segundo a Climatempo, as águas do oceano Atlântico, que estarão mais quentes do que o normal, ainda podem produzir chuvas volumosas.
No Agreste, deve haver muita nebulosidade e chuviscos ou chuva fraca em julho e em agosto, mas abaixo da média para o período. O interior nordestino fica muito seco, quase sem chuva, assim como a costa norte.
Temperaturas
A temperatura fica acima da média no Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte nos três meses da estação. No oeste da Bahia, isso ocorre apenas em setembro.
No interior da região, especialmente na Bahia e Pernambuco, o ar seco e a atuação de ventos alísios mais persistentes vão favorecer ar mais fresco e noites mais frias.