Boa parte do Brasil deve contar com o retorno da chuva nesta quarta-feira (23). De acordo com o boletim divulgado pela Climatempo, a previsão é de que a água caia sobre áreas de ao menos quatro das cinco regiões do país: Sul, Sudeste, Nordeste e Norte.
Por outro lado, há o risco para o surgimento de novos focos de incêndio no Centro-Oeste, informa a empresa de meteorologia. O risco, aliás, é para três das quatro unidades federativas da região: Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso. Ou seja: segundo a previsão de amanhã, apenas Mato Grosso do Sul está livre de ser atingido por incêndios florestais.
Previsão com chuva e risco de incêndio
Veja as condições de chuva para quarta-feira (23) nas regiões geográficas do Brasil. As informações são da Climatempo.
-
Sul
A chuva se espalha pelo Rio Grande do Sul, com as pancadas acontecendo principalmente pela manhã. Depois, o tempo fica firme na maior parte do estado gaúcho. Apenas o litoral e a capital Porto Alegre seguem com muitas nuvens e vários períodos de chuva ao decorrer do dia.
-
Sudeste
A incursão de ventos úmidos na faixa litorânea entre o norte do Rio de Janeiro e o Espírito Santo é responsável por manter o tempo nublado com presença de nuvens carregadas. A chuva é mais expressiva no território capixaba, com picos de intensidade na Grande Vitória.
Nas demais áreas do ES, a chuva será de forma mais isolada e mal distribuída. Em São Paulo, na Grande Rio e em Minas Gerais há bastante variação de nebulosidade, mas não deve chover.
-
Centro-Oeste
O tempo segue firme. O sol aparece entre poucas nuvens e a umidade relativa do ar (UR) fica baixa em todos os estados da região. Atenção para o risco de incêndio — que é alto. Há possibilidade de novos focos serem registrados, principalmente, em Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal.
-
Nordeste
O dia segue com temperaturas elevadas. Chuva mesmo só nas áreas litorâneas. No interior da região, a umidade do ar fica abaixo do ideal nas horas mais quentes do dia.
-
Norte
A quarta-feira segue com tempo instável no extremo norte da região. Há previsão de pancadas a qualquer hora, sobretudo em Roraima, no Amapá e no norte do Amazonas. No norte do Pará, a chuva é mais isolada. Nos outros estados, a previsão indica tempo firme e temperaturas bastante elevadas.