O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para chuvas intensas em partes dos estados da Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro.
As chuvas podem causar grandes alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
O alerta, emitido nesta quarta-feira (24), vale até sexta-feira (26), às 10 horas.
De acordo com o alerta, a chuva pode atingir volumes entre 30 e 60 milímetros por hora, ou 50 e 100 milímetros por dia. Os ventos podem chegar a até 100 quilômetros por hora.
Em São Paulo, as áreas afetadas serão o Vale do Paraíba, o sul fluminense, a região metropolitana do Rio de Janeiro e as baixadas dos dois estados.
Já na Bahia, a previsão é de que o sul, o centro-sul e a região metropolitana de Salvador sejam atingidos.
O alerta vermelho é o mais grave emitido pelo Inmet e indica um risco muito alto de desastres.
Diante desse cenário, a Defesa Civil recomenda que os moradores das áreas afetadas tomem as seguintes medidas de segurança:
- Desligue aparelhos elétricos e quadros de energia;
- Fique atento a alterações nas encostas;
- Procure abrigo em locais seguros;
- Evite transitar em áreas alagadas.
Além do alerta vermelho, o Inmet também emitiu um alerta laranja de perigo para chuvas intensas para uma faixa que abrange boa parte do Pará, Rondônia, todo o Centro-Oeste, passando por grande parte da Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, até Santa Catarina.
No Rio Grande do Sul, há um alerta amarelo de vendaval para a região metropolitana de Porto Alegre e as regiões sudeste, nordeste e centro-oeste do estado.