O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que haverá acumulados de chuvas acima de 150 mm no Sul e 90 mm nas próximas duas semanas.
Várias partes do país experimentarão volumes significativos de chuva ao longo da semana que se estende até a próxima segunda-feira, dia 22 de janeiro.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Na Região Norte, espera-se pancadas intensas com valores superiores a 70 mm, acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas.
Já no Nordeste, áreas do Maranhão, Piauí e noroeste da Bahia podem enfrentar chuvas superiores a 50 mm.
As regiões Centro-Oeste e Sudeste também estão sob alerta, prevendo chuvas intensas com acumulados superiores a 60 mm.
No Sul, um sistema de baixa pressão trará temporais no Rio Grande do Sul, ultrapassando os 150 mm. Paraná e Santa Catarina enfrentarão acumulados acima de 60 mm.
Previsão do tempo entre os dias 23 e 31 de janeiro
A segunda semana apresenta uma possível formação de canal de umidade, resultando em volumes expressivos de chuva, especialmente no centro do Brasil.
Prevê-se chuvas superiores a 80 mm em áreas que se estendem desde o Amazonas até a Região Sudeste e centro-sul da Bahia.
Na Região Norte, destaca-se a previsão de chuvas intensas, com volumes superiores a 90 mm no centro-sul do Pará e Tocantins.
No Nordeste, a faixa norte enfrentará chuvas acima de 30 mm, enquanto na Bahia, sul do Maranhão e Piauí, Sergipe, Alagoas e Pernambuco são esperados volumes expressivos superiores a 70 mm.
As regiões Centro-Oeste e Sudeste também estão sob alerta, com previsão de pancadas fortes que podem ultrapassar 90 mm.
Na região Sul, prevê-se acumulados de chuva superiores a 60 mm, com volumes menores na faixa oeste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Para mais informações, acesse o site oficial do Inmet.