O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta segunda-feira (4) a previsão do tempo para as próximas duas semanas.
Grandes acumulados de chuva são previstos em parte do país, com volumes que podem ultrapassar 60 mm no centro-norte e 70 mm em outras regiões.
- Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no WhatsApp!
Na primeira semana (4 a 18 de março), a combinação do calor e da alta umidade, além da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), provocará chuvas intensas no centro-norte do país.
Na segunda semana (19 a 27 de março), os volumes de chuva aumentam e afetarão a maior parte do território nacional.
O Inmet reforça a importância do acompanhamento das atualizações de previsão do tempo e dos avisos meteorológicos especiais no portal do instituto.
Uma onda de calor deve afetar grande parte do Brasil nos próximos dias, segundo o Inmet.
As temperaturas máximas podem ultrapassar 36°C em centro-sul do país, devido à persistência de uma massa de ar seco e quente.
A onda de calor deve se configurar e atuar pelo menos até o dia 15 de março
Chuvas intensas
- Região Norte: Pancadas de chuva com acumulados superiores a 50 mm em áreas do Amazonas, Pará, Amapá, sul de Roraima e norte de Tocantins. Possibilidade de raios, rajadas de vento e trovoadas.
- Nordeste: Pancadas de chuva localmente fortes, principalmente no centro-norte da região, com volumes que podem superar os 70 mm.
- Centro-Oeste e Sudeste: Espera-se pouca chuva, exceto algumas áreas de Mato Grosso, Goiás e pontualmente em Minas Gerais.
- Sul: Tempo quente e seco, com previsão de pancadas de chuva no extremo sul do Rio Grande do Sul.
Temperaturas altas em todo o Brasil, segundo o Inmet
- Máximas: Acima de 36°C em áreas de Roraima e do centro-sul do país, resultando em uma onda de calor em grande parte da Região Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
- Dia 17 de março: Temperaturas máximas podem atingir valores próximos aos 40°C em áreas do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
- Regiões Norte e Centro-Oeste: Temperaturas mínimas podem superar os 27°C.