Sul
Nesta quarta-feira, 20, os temporais persistem no Paraná e em Santa Catarina, além de algumas cidades da metade norte gaúcha, mas já perdem bastante força em relação aos últimos dias. De acordo com a meteorologia, a redução no volume de chuvas é resultado de uma área de baixa pressão atmosférica no Paraguai, que canaliza a umidade da Amazônia, e a presença de uma área de instabilidade conhecida por Vórtice Ciclônico de Níveis Médios.
Além da chuva localizada, há condição de trovoadas, eventual granizo e ventos moderados. Na faixa leste do Paraná e de Santa Catarina, a ação de ventos úmidos que sopram do mar contra a costa também ajuda a deixar o tempo mais fechado. Já no oeste, centro, sul gaúcho e Lagoa dos Patos, o tempo fica aberto e firme, com sol e temperaturas em elevação ao longo do dia.
Sudeste
A previsão do tempo indica para tempo fica firme, com variação de nuvens, além de temperaturas mais elevadas, no norte e nordeste de São Paulo e boa parte de Minas Gerais, Rio de Janeiro e do Espírito Santo, por causa do fortalecimento do ar seco nesta área. Por outro lado, tem ainda chuvas com trovoadas no oeste, sul e leste paulista e algumas cidades mineiras mais próximas da Serra da Mantiqueira, também no extremo oeste de Minas Gerais e cidades mineiras próximas ao sul da Bahia.
Isso acontece basicamente pela presença de uma área de baixa pressão atmosférica na costa paulista. Ainda tem previsão de chuvas mais volumosas no oeste e sul do estado de São Paulo, mas que perdem força em relação aos últimos dias. Por fim, tem previsão de rajadas de vento na casa dos 50 km/h ao longo do litoral capixaba e fluminense.
Centro-Oeste
O clima deve ficar instável em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e parte de Goiás, incluindo as capitais. Isso porque um corredor de umidade da Amazônia ainda não deixa o Brasil central e áreas de instabilidade formadas pela circulação de ventos a mais de 10 km de altura, além do calor da tarde. Os acumulados mais altos devem acontecer no norte de Mato Grosso e no centro e sul de Mato Grosso do Sul. Por outro lado, o ar mais seco deixa o tempo firme entre o leste de Goiás e o Distrito Federal.
Nordeste
A meteorologia prevê tempo firme em grande parte da Bahia, sul do Piauí e sertão de Pernambuco. Nestas áreas o ar é mais seco, por causa do centro de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis. A borda do sistema, no entanto, continua deixando a condição de formação de nuvens e eventual chuva isolada no leste do Nordeste e também na faixa norte. Ao longo do litoral, ventos sopram moderados.
Norte
A chuva continua em toda a região Norte, com acumulados mais elevados entre Rondônia, Acre e Amazônia, e no oeste e norte do Pará e no Amapá. Há risco de raios e rajadas de vento em todas as áreas da Região. Isso acontece por conta do calor e da alta umidade, instabilidades tropicais e à Zona de Convergência Intertropical.