O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) diz que vai chover forte nas próximas duas semanas em diferentes estados do Brasil.
De acordo com o órgão, a primeira semana, entre os dias 22 e 29 de janeiro, poderá apresentar grandes volumes de chuva, que poderão ultrapassar 90 milímetros (mm), em áreas das regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e no Nordeste do Brasil, associado a um canal de umidade.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Previsão do tempo para os próximos 15 dias
- Região Norte: Chuvas intensas, com volumes superiores a 50 mm em praticamente toda a região, mas principalmente no Pará, Amapá, Rondônia e Tocantins. Em Roraima, há previsão de pouca chuva.
- Região Nordeste: Chuvas expressivas, com volumes superiores a 100 mm em áreas dos estados da Bahia e Piauí. Além disso, áreas do Maranhão, Ceará e do sertão dos estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe podem superar os 70 mm.
- Regiões Centro-Oeste e Sudeste: Chuvas intensas, com volumes superiores a 80 mm, principalmente no norte dos estados do Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, além do leste de São Paulo. Nas demais áreas, há previsão de chuvas com menores acumulados.
- Região Sul: Pancadas de chuva, com volumes superiores a 50 mm em áreas do leste do Paraná e Santa Catarina. No interior da região, há previsão de menores acumulados.
Previsão do tempo entre os dias 30 de janeiro até 07 de fevereiro
- Região Norte: Chuvas com volumes superiores a 50 mm no centro-sul do Pará e do Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia e Tocantins. Em Roraima, norte do Amazonas e do Pará, há previsão de pouca chuva.
- Região Nordeste: Chuvas em forma de pancadas que podem superar os 50 mm, principalmente no Maranhão, Piauí e sul da Bahia. No interior da região, são previstos menores acumulados de chuvas.
- Regiões Centro-Oeste e Sudeste: Pancadas de chuvas localmente fortes em áreas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, centro-sul de Goiás e sul do Mato Grosso do Sul que devem ultrapassar 80 mm. Nas demais áreas, são previstos menores acumulados de chuvas.
- Região Sul: Acumulados de chuvas maiores que 60 mm no centro-norte da Região. Com previsão de menores acumulados no centro-sul do Rio Grande do Sul.
Ondas de calor vão atingir o país
De acordo com o Inmet, as temperaturas máximas podem chegar a 38°C em áreas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
No dia 28 de janeiro, as temperaturas máximas podem ultrapassar 28°C em grande parte do Brasil. Em estado do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, os valores podem chegar perto dos 38°C.
As temperaturas mínimas, por outro lado, podem ser inferiores a 24°C em parte do centro-sul do país.
No dia 25 de janeiro, a temperatura mínima pode superar os 24°C em áreas do Amazonas, Roraima e Mato Grosso.
Em áreas serranas da Região Sul, os valores podem ser inferiores a 16°C.
O Inmet destaca que está monitorando a situação e reforça a importância do acompanhamento diário das atualizações de previsão do tempo e emissão dos avisos meteorológicos especiais no site do órgão.