Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Tempo

Chuvas no Centro-Oeste vão prosseguir até 2020

Áreas de Mato Grosso do Sul já estão com volumes bem acima do normal para dezembro, depois de um início de safra de tempo mais firme

chuva na zona rural
Foto: Pixabay

Mato Grosso do Sul é o estado do Centro-Oeste que teve mais atrasos em relação ao plantio da safra de verão 2019/2020. As chuvas foram muito irregulares e fizeram com que mais de 50% da soja fosse plantada fora da janela ideal. Agora a umidade já retornou às principais áreas produtoras do estado e há até um desvio positivo nas lavouras, com precipitação acima da média climatológica de dezembro.

No sul de Mato Grosso do Sul, por exemplo, os acumulados das últimas 24 horas foram de mais de 100 milímetros com o avanço da frente fria. No município de Itaquiraí foram 114 milímetros na madrugada desta terça-feira, 17. Até agora a cidade já soma 311 milímetros, para uma média que é de 177 mm. As chuvas já estão 76% acima do normal.

“Nós não enxergamos problemas de umidade nas próximas semanas, que serão cruciais para a fase de enchimento de grãos da soja”, afirma Celso Oliveira, da Somar Meteorologia. Segundo ele, o problema se transfere para o milho segunda safra em Mato Grosso do Sul e no Paraná, estados onde os atrasos podem afetar o milho com as ondas de frio que devem chegar entre o fim de abril início de maio.

“Por se tratar de um verão e um outono neutros, sem El Niño, nem La Niña, é bem provável que a gente já tenha a entrada de massas de ar frio entre o fim de abril e início de maio, o que é normal”, diz Oliveira. Esse frio, se for mais intenso e provocar geada nas lavouras de milho segunda safra em desenvolvimento inicial, pode trazer prejuízos.

Para esta quarta-feira, 18, há previsão de chuva mais volumosa ainda na divisa dos três estados da região. No oeste e sul de Mato Grosso do Sul, são esperadas pancadas com raios e trovoadas. Em cinco dias, os volume pode chegar a 70 milímetros em alguns trechos de Mato Grosso do Sul, onde a chuva já está acima da média. Na metade norte de Goiás, o tempo fica firme.

Na quinta-feira, 19, o padrão de temperaturas mais elevadas e pancadas de chuvas com raios e trovoadas se mantém e toda a região central do Brasil. O destaque vai para a chuva mais volumosa novamente em Mato Grosso do Sul onde a chuva é forte com raios e trovoadas.

As simulações indicam que esse padrão de temperaturas elevadas e pancadas de chuva com raios continuem sobre a região Centro-Oeste dentro dos próximos dias. Há, inclusive, risco de invernada entre janeiro e fevereiro em algumas áreas o que pode impactar os trabalhos em campo.

Sair da versão mobile