Segunda-feira, 7
Sul
O tempo fica bastante instável, devido a fortes instabilidades em altitude, além de um sistema de alta pressão atmosférica presente no oceano, que empurra muita umidade contra a costa da região. Segundo a Somar Meteorologia, a chuva ocorre em forma de pancadas de intensidade moderada a forte, principalmente na metade leste de Santa Catarina e entre a Grande Curitiba e o litoral paranaense, áreas em que os volumes podem ser elevados.
Praticamente toda a região Sul terá um dia bastante fechado, intercalando entre períodos de céu nublado e chuva. Além disso, as temperaturas ficam amenas o dia todo, devido ao tempo instável.
No noroeste e no norte do Paraná, a chuva chega mais no final do dia e, antes disso, ainda chega a fazer sol e calor. Mar agitado no Rio Grande do Sul.
Sudeste
Uma frente fria avança rapidamente pela costa de São Paulo, trazendo condição para pancadas de chuva de intensidade fraca a moderada, com raios e rajadas de vento para a metade sul do estado. Na capital paulista, a chuva chega só à noite, na forma de pancadas isoladas, e o tempo fica nublado no litoral.
Nas demais áreas do Sudeste, nada de chuva ainda. O tempo segue bastante quente, com queda na umidade relativa do ar. O calor pode até ser mais intenso em Minas Gerais e na capital do Rio de Janeiro.
Centro-Oeste
A chuva segue concentrada no sul e sudoeste de Mato Grosso do Sul, sendo que no sul do estado o sol nem chega a aparecer. As pancadas podem vir com intensidade entre fraca e moderada, e também com raios e rajadas de vento.
Nas demais áreas do Centro- Oeste, o tempo firme, quente e seco continua, e segue agravando a situação das queimadas na região.
Nordeste
A chuva segue concentrada entre o litoral da Bahia e do Rio Grande do Norte, e entre o Ceará e o Maranhão. No leste nordestino, ventos que sopram do oceano mantêm a chuva nos estados, mas com menor intensidade.
Já mais ao norte, a Zona de Convergência Intertropical favorece a formação de nuvens carregadas, aliadas a instabilidades no alto da atmosfera. Enquanto isso, nas demais áreas da região, o tempo é firme, quente e seco.
Norte
A área da chuva segue praticamente a mesma na região. No sul, centro e em parte do leste do Pará, assim como no sul de Rondônia e também no Tocantins, o tempo segue firme, além de quente e com baixa umidade relativa do ar. Atenção aos fortes temporais em Roraima e no Amazonas.
Terça-feira, 8
Sul
As condições de tempo seguem muito parecidas ao dia anterior. Quase toda a região enfrenta instabilidades, intercalando períodos de céu nublado e chuva mais fraca do que anteriormente.
Na fronteira oeste e em parte da Campanha gaúcha, não há mais condição para chuva, porém resta muita nebulosidade e o sol quase nem consegue aparecer. As temperaturas diminuem e ficam amenas em todo o Sul.
Sudeste
A chuva se espalha por quase todo o estado de São Paulo, além do sul mineiro, Costa Verde, Médio Paraíba e Grande Rio. As pancadas podem ter intensidade de moderada a forte, além de raios e rajadas de vento. No sul paulista, por exemplo, o sol nem chega a aparecer, com o dia permanecendo bem fechado, intercalando entre períodos de céu nublado e chuva, além de temperaturas amenas.
Na capital fluminense, a chuva chega apenas durante a noite. Em todas as demais áreas do Sudeste, todavia, nada de chuva ainda, e o calor segue predominando, com baixa umidade relativa do ar à tarde.
Centro-Oeste
A chuva se espalha pelas demais áreas de Mato Grosso do Sul. Atenção, pois há condição para chuva de moderada a forte, além de raios e rajadas de vento. No sul de Mato Grosso do Sul, o tempo segue bastante fechado e o sol nem chega a aparecer, intercalando entre períodos de chuva e céu nublado.
No entanto, em Mato Grosso, Distrito Federal e Goiás, nada de chuva. O calor segue sendo o destaque, assim como a baixa umidade relativa do ar à tarde.
Nordeste
A área de chuva na região se amplia para Teresina (PI), boa parte do Ceará e interior do Rio Grande do Norte. No entanto, as pancadas são mais isoladas e alternam com períodos de sol.
No interior da Bahia, sul do Maranhão, metade sul do Piauí, sul do Ceará e oeste da Paraíba e de Pernambuco, faz muito sol e calor, com baixa umidade relativa do ar.
Norte
Segue chovendo nas mesmas áreas do dia anterior, na forma de pancadas de intensidade moderada a forte, com a presença de raios, devido a instabilidades tropicais desde o Amazonas até o Amapá.
No sul de Rondônia, sul e sudeste do Pará e no Tocantins, o tempo segue seco. Já no Acre e no norte de Rondônia, há pancadas isoladas e passageiras.