Diversos

Chuvas devem retornar ao Sul em forma de pancadas

Para esta terça, a previsão do tempo mostra chuvas para o Sudeste e a diminuição das precipitações no Norte do país

Previsão do tempo para terça-feira, 17

Sul

A chuva se espalha nos três estados da Região Sul em forma de pancadas com trovoadas após um dia de bastante calor. O tempo volta a mudar inclusive no Rio Grande do Sul até o final do dia, por causa de instabilidades que se formam a partir de um corredor de umidade da Amazônia, ventos que sopram a mais de 10 km de altura e também da aproximação de uma frente fria pelo sul do Uruguai. A previsão do tempo destaca para a chance de queda de granizo, ainda que de forma pontual.

Sudeste

Grande parte do dia fica com tempo firme, quente e com poucas nuvens sobre o Sudeste, mas a partir da tarde, nuvens se tornam mais carregadas com áreas de instabilidade que se formam a mais de 10 km de altura. Diante do cenário, há previsão de pancadas típicas de verão em São Paulo, oeste e sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro. A chuva vem em forma de pancadas isoladas, que atingem uma ou outra cidade de forma passageira, mas que podem ser pontualmente fortes com trovoadas.

Já no restante de Minas Gerais, norte do Rio de Janeiro e todo o Espírito Santo, o tempo fica completamente firme, seco e quente.

Centro-Oeste

Segundo a previsão do tempo, a chuva aumenta um pouco de volume sobre o Alto Araguaia, mas de forma geral as chuvas que ocorrem sobre o Centro-Oeste vêm em forma de pancadas com trovoadas entre períodos abertos e quentes e sem situação de invernada. São chuvas formadas pela circulação de ventos em médios e altos níveis da troposfera, em conjunto com um corredor de umidade da Amazônia e o calor da tarde. Apenas o leste de Goiás nas cidades mais próximas a Minas Gerais é que ficam com tempo firme e ensolarado.

Nordeste

Nesta terça-feira, as áreas de sol entre poucas nuvens e tempo firme se espalham mais pela Bahia, inclusive em Salvador, Sergipe, oeste de Alagoas e sertão de Pernambuco. O calor aumenta e a umidade relativa do ar segue baixa no período da tarde nestes locais.

Por outro lado, a chuva se espalha em forma de pancadas no restante da Região e há condição de acumulados mais elevados no Maranhão, norte do Piauí e Ceará. Na costa leste nordestina, ventos sopram com até 50 km/h.

Norte

A chuva deve diminuir em relação aos dias anteriores, mas ainda segue pesada nas áreas do norte do Pará e Amapá. Os acumulados significativos também persistem sobre o Amazonas, norte do Tocantins e sudeste do Pará, com a circulação de ventos em altitude. As precipitações no restante da região ocorrem de forma bem isolada e com baixos volumes, alternando com períodos de sol.