Previsão do tempo para terça-feira, 17
Sul
A chuva se espalha nos três estados da Região Sul em forma de pancadas com trovoadas após um dia de bastante calor. O tempo volta a mudar inclusive no Rio Grande do Sul até o final do dia, por causa de instabilidades que se formam a partir de um corredor de umidade da Amazônia, ventos que sopram a mais de 10 km de altura e também da aproximação de uma frente fria pelo sul do Uruguai. A previsão do tempo destaca para a chance de queda de granizo, ainda que de forma pontual.
Sudeste
Grande parte do dia fica com tempo firme, quente e com poucas nuvens sobre o Sudeste, mas a partir da tarde, nuvens se tornam mais carregadas com áreas de instabilidade que se formam a mais de 10 km de altura. Diante do cenário, há previsão de pancadas típicas de verão em São Paulo, oeste e sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro. A chuva vem em forma de pancadas isoladas, que atingem uma ou outra cidade de forma passageira, mas que podem ser pontualmente fortes com trovoadas.
- Chuva começa a ficar mais espaçada e indica tendência para o outono
- La Niña no 2º semestre? Relatório explica qual a chance de fenômeno persistir
Já no restante de Minas Gerais, norte do Rio de Janeiro e todo o Espírito Santo, o tempo fica completamente firme, seco e quente.
Centro-Oeste
Segundo a previsão do tempo, a chuva aumenta um pouco de volume sobre o Alto Araguaia, mas de forma geral as chuvas que ocorrem sobre o Centro-Oeste vêm em forma de pancadas com trovoadas entre períodos abertos e quentes e sem situação de invernada. São chuvas formadas pela circulação de ventos em médios e altos níveis da troposfera, em conjunto com um corredor de umidade da Amazônia e o calor da tarde. Apenas o leste de Goiás nas cidades mais próximas a Minas Gerais é que ficam com tempo firme e ensolarado.
Nordeste
Nesta terça-feira, as áreas de sol entre poucas nuvens e tempo firme se espalham mais pela Bahia, inclusive em Salvador, Sergipe, oeste de Alagoas e sertão de Pernambuco. O calor aumenta e a umidade relativa do ar segue baixa no período da tarde nestes locais.
Por outro lado, a chuva se espalha em forma de pancadas no restante da Região e há condição de acumulados mais elevados no Maranhão, norte do Piauí e Ceará. Na costa leste nordestina, ventos sopram com até 50 km/h.
Norte
A chuva deve diminuir em relação aos dias anteriores, mas ainda segue pesada nas áreas do norte do Pará e Amapá. Os acumulados significativos também persistem sobre o Amazonas, norte do Tocantins e sudeste do Pará, com a circulação de ventos em altitude. As precipitações no restante da região ocorrem de forma bem isolada e com baixos volumes, alternando com períodos de sol.