O mês de outubro será marcado por calor intenso em grande parte do Brasil. Segundo previsão do tempo da Climatempo, as regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste terão temperaturas acima do normal para a época, com destaque para ondas de calor que devem se estender até o dia 8 de outubro.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Algumas áreas podem enfrentar picos de calor significativos, agravando a sensação de tempo seco e desconfortável, enquanto outras, mesmo com aumentos sutis na temperatura, também sentirão um clima mais quente do que o habitual.
As chuvas de outubro devem ser escassas na maior parte do Brasil. A previsão indica precipitações abaixo da média no Centro-Oeste, Norte e parte do Nordeste (áreas em tom de marrom no mapa), sugerindo uma seca mais acentuada.
Esse cenário pode agravar a estiagem e aumentar o risco de queimadas, especialmente na faixa central do país, além de afetar a agricultura e a qualidade do ar.
Apesar do predomínio da seca, há previsão de precipitações um pouco acima do normal em partes do Sul e Sudeste.
Áreas em verde claro no mapa indicam regiões em que o mês será um outubro mais úmido, favorecido pela chegada de frentes frias.
Isso pode trazer algum alívio para o calor e beneficiar atividades que dependem da água, além de influenciar positivamente a agricultura e o reabastecimento de reservatórios.