Há três safras, o La Niña atuou no Hemisfério Sul, o que, entre outros problemas, provocou a estiagem no Rio Grande do Sul. Esse fenômeno, contudo, não seguirá ativo no decorrer dos próximos meses, informa Arthur Müller, meteorologista do Canal Rural.
+ Siga o Canal Rural no Google News
Com base em dados do National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), departamento mantido pelo governo dos Estados Unidos, Müller cita que o atual ciclo do La Niña chegou ao fim. Agora, há a presença da chamada fase neutra desse fenômeno de interação oceano-atmosfera: o El Niño Oscilação Sul (Enso). Porém, o efeito não é imediato, pois leva-se um tempo para a atmosfera começar a reagir a este sinal de águas superficiais mais quentes no oceano Pacífico Equatorial.
“Existe a chance do [próximo] verão já começar sob a influência de El Niño” — Arthur Müller
“As expectativas são que essa neutralidade dure até o fim da primavera 2023”, afirma Müller. “Existe a chance do [próximo] verão já começar sob a influência de El Niño”, informa o meteorologista ao fazer referência à estação que, no Hemisfério Sul, irá de 21 de dezembro deste ano a 20 de março de 2024.
Dessa forma, a expectativa é de que a próxima safra de verão do Rio Grande do Sul não seja impactada pela estiagem. Com o El Niño, o estado sulista deve contar com o aumento das chuvas.
Previsão do tempo além do La Niña
Para além do fator envolvendo o fim do ciclo do La Niña, Arthur Müller destaca a previsão do tempo para os próximos dias. De acordo com ele, as chuvas irão se concentrar, de sábado (11) a terça-feira (14) sobre três pontos espalhados pelo país:
- Região Norte como um todo;
- Oeste nordestino; e
- Norte de Mato Grosso.
Nessas áreas, a expectativa é de que a chuva tenha volumes de 50 a 120 milímetros. Por outro lado, o interior do Nordeste e o centro-sul do Rio Grande do Sul seguem sem previsão de acumulados até o início da próxima semana. O tempo seguirá quente e úmido nas demais faixas do país.
Altos acumulados x baixa umidade
Na relação da previsão do tempo com as atividades rurais, o meteorologista do Canal Rural apresenta — desta vez — dois alertas:
- Soja
Os altos acumulados de precipitação para os próximos dias na região Norte e no norte de Mato Grosso podem gerar transtornos durante a colheita da soja. Isso porque solo já se encontra bem úmido devido às chuvas dos últimos dias.
- Trabalho de campo
Devido à baixa umidade relativa e ao calor no interior do Nordeste e no sul do Rio Grande do Sul, um cuidado extra com a hidratação se faz necessário no trabalho de campo dessas localidades.
_____________
Editado por: Anderson Scardoelli.
_____________
Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.