PREVISÃO DO TEMPO

Ciclone se vai mas dá origem a frente fria, baixando temperaturas; veja como ficam os próximos dias

Saiba que condições esperar em áreas do Centro-Sul no período

ventos, frente fria, chuvas, previsão, inmet, previsão do tempo
Foto: Freepik

Um ciclone extratropical na costa da região Sul trouxe chuvas para o litoral, mas manteve o tempo firme e ensolarado no sul do Rio Grande do Sul. As temperaturas continuarão variando, com máximas de 14 °C no território gaúcho por conta de uma frente fria. Já as mínimas podem ficar entre 3 °C e 4 °C na Campanha Gaúcha, e de 5° C a 6 °C no oeste de Santa Catarina e do Paraná, com risco de geada.

De acordo com o meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller, o ciclone de desloca em direção ao oceano, mas dará origem a uma nova frente fria, que avança para o Sudeste, onde deve chegar nos próximos dias. Áreas mais elevadas da região devem ter mínimas de 10 °C. Ainda no Sudeste, a previsão aponta a quebra de um bloqueio climático que permitirá a chegada de chuvas na próxima semana, principalmente no Espírito Santo, com volumes entre 20 a 40 mm.

O Centro-Oeste continuará enfrentando temperaturas altas, com máximas de 36 °C a 37 °C em Mato Grosso. No entanto, o ar frio que vem de áreas mais ao sul do país “sobe” para Mato Grosso do Sul, fazendo os termômetros registrarem mínimas de até 13 °C. Além disso, uma nova frente fria na sequência pode fazer a temperatura baixar ainda mais no estado, chegando a mínimas de até 5 °C, em áreas de fronteira com a Bolívia e o Paraguai entre o domingo (30) e a segunda-feira (1°).

Müller chama atenção para o fato de que o frio que atinge algumas áreas nos próximos dias não será duradouro. “É um pulso de ar frio. Depois a temperatura já sobe de novo. Algumas madrugadas serão mais geladas em parte do Centro-Sul, com tardes mais agradáveis. Isso segue também no fim de semana, mas nada de frio intenso e duradouro”, afirma o meteorologista.