A formação de um ciclone extratropical trará instabilidade ao Centro-Sul do Brasil neste fim de semana, com previsão de temporais severos, rajadas de vento que podem ultrapassar 100 km/h e queda de granizo.
Segundo o meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller, o sistema começará a atuar na noite desta sexta-feira (13), ganhando força no sábado (14) e no domingo (15).
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
As áreas mais afetadas incluem o sul de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Triângulo Mineiro e partes do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Além de ventos intensos e granizo, há possibilidade de formação de tornados e microexplosões, especialmente em Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Risco para o campo e infraestrutura
Os alertas meteorológicos indicam risco de danos a estruturas agrícolas, como silos e galpões, e de cortes no fornecimento de energia devido à queda de árvores.
No extremo sul do Rio Grande do Sul, em municípios como Pelotas e Santa Vitória do Palmar, os acumulados de chuva podem ultrapassar 100 mm em 48 horas.
Apesar do cenário de alerta, Müller ressalta que o tempo seco retornará à maioria das regiões afetadas logo após a passagem do ciclone, reduzindo os riscos de enchentes.
Calor intenso no Nordeste
Enquanto o Centro-Sul enfrenta os efeitos do ciclone, o sol predominará no Nordeste, com máximas que podem chegar a 38 °C no norte do Piauí e Ceará.
As condições de tempo seco devem favorecer o trabalho no campo, mas a baixa umidade relativa do ar exige atenção dos produtores.