A prefeitura de Boituva, no interior de São Paulo, decretou deste sábado (18) situação de emergência em razão dos alagamentos e danos causados pelas chuvas intensas que têm atingido a cidade nos últimos 35 dias. Segundo o prefeito Edson Marcusso, há 70 famílias ilhadas no município.
+ Nuvem gigante interrompe operação de porto e provoca estragos em Santos
“Estamos reunidos emergencialmente no paço municipal onde decidimos baixar o decreto de situação de emergência para fazer frente ao agravamento da situação das enchentes devido às cheias do Rio Sorocaba”, afirmou o prefeito nas redes sociais.
“Tem chovido muito na região e, em alguns locais, famílias encontram-se ilhadas” — Edson Marcusso
“Tem chovido muito na região e, em alguns locais, famílias encontram-se ilhadas”, prosseguiu Marcusso. “São mais de 70 famílias hoje já nessa situação”, informou o político.
Boituva em situação de emergência
Para decretar situação de emergência por causa das chuvas, a administração municipal de Boituva elenca série de problemas:
- Dificuldades de acesso a bairros rurais, o que afeta serviços de educação, saúde e segurança;
- Queda de pontes e de árvores;
- Deslizamentos;
- Alagamentos de propriedades;
- Desalojamento de famílias;
- Danos materiais, econômicos e sociais; e
Perda de pavimento em zona urbana, afetando a mobilidade dos munícipes.
Segundo a prefeitura, com o decreto de situação de emergência, fica a municipalidade autorizada a dispensar de licitação os contratos para continuidade dos serviços públicos ou de segurança de pessoas, obras, serviços e equipamentos, em casos caracterizados de urgência ou de calamidade pública.
O decreto 2.840 de 2023 terá validade enquanto persistirem os efeitos das chuvas e tem vigência a partir da zero hora deste domingo (19).
_____________
Fonte: Agência Brasil.
Editado por: Anderson Scardoelli.
_____________
Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.
_____________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.