A colheita de arroz da safra 2022/23 avança pelo Brasil. De acordo com o boletim mais recente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), 35% da produção já foi colhida. E de acordo com a previsão do tempo, os trabalhos irão seguir ativos nos próximos dias.
Confira, conforme a meteorologia, como se dará o avanço da colheita do arroz.
-
Rio Grande do Sul
Colheita avança favorecida pelo clima mais seco, mas com perdas devido à estiagem. A tendência é que nos próximos dias chova devido à passagem de uma frente fria. Contudo, espera-se por períodos de melhoria, que irão auxiliar na continuidade do trabalho.
-
Santa Catarina
63% da área semeada foi colhida e outros 25% das lavouras estão em maturação. Os acumulados dos próximos dias devem chegar aos 30 milímetros (mm) no litoral sul do estado, o que não deve atrapalhar o avanço da colheita e ajudar na maturação do restante da lavoura.
-
Goiás
A colheita do arroz segue avançando onde foi iniciada a operação na região de Flores de Goiás. O processo já foi finalizado na região de São Miguel do Araguaia. Nas demais áreas produtoras do estado, ainda não se iniciou a colheita de arroz. O tempo mais estável nos próximos dias contribuirá para a progressão das operações.
-
Maranhão
As lavouras do arroz sequeiro encontram-se em boas condições, estando a maioria das áreas em fase de floração e enchimento de grãos. Transtornos podem ocorrer devido ao alto volume esperado para os próximos cinco dias na região centro-norte do estado, que podem chegar a 200mm.
-
Tocantins
A região de Formoso é a mais adiantada nas operações de colheita de arroz. Acumulados de até 70mm são esperados, mas não devem causar transtornos no trabalho em campo.
_____________
Editado por: Anderson Scardoelli.
_____________
Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.
_____________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.