Uma massa de ar seco e frio avança pela região Sul nesta quinta-feira (5). Com isso, o tempo volta a ficar mais firme no Rio Grande do Sul e na maior parte de Santa Catarina, assim como no sudoeste do Paraná. Mas no restante do território paranaense ainda chove bastante, com chances de temporais.
No Sudeste, a chegada de uma frente fria leva grandes volumes de água a São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais. O sistema pode provocar volumes de até 70 milímetros ao longo do dia, principalmente no Vale do Paraíba, Zona da Mata mineira e serra fluminense, gerando riscos de deslizamentos de terra.
Pancadas rápidas e irregulares podem se espalhar pelo Centro-Oeste, também em razão do avanço da frente fria e da combinação entre calor e umidade. Temporais podem ser registrados no leste de Mato Grosso do Sul e no sul de Goiás, com ventos, raios e até granizo, mas o volume de chuva previsto é baixo.
O tempo firme persiste na maior parte do Nordeste, onde uma massa de ar seco inibe a formação de nuvens de chuva. Entretanto, pancadas bem isoladas podem ser registradas no oeste da Bahia, no sul do Piauí e ainda no sul do Maranhão.
Pancadas isoladas ainda podem ser registradas em áreas da região Norte. Mas são esperados volumes de no máximo 20 mm na maioria desses locais. A chuva pode ser registrada de forma muito pontual entre o sudoeste do Amazonas e o Acre. No centro e norte do Pará, no Amapá e no norte do Tocantins, o tempo firme predomina.
Canal Rural Clima: ouça o podcast sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.