O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou a previsão do clima para o mês de janeiro de 2024.
A expectativa é de que o mês seja com chuva abaixo da média em grande parte da região Norte.
Além disso, áreas da Região Sul e dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul também devem registrar chuvas abaixo da média.
Em grande parte das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste do país, a previsão indica total de chuva dentro ou ligeiramente acima da média.
Além disso, áreas do Pará e do Paraná também devem registrar chuvas dentro ou ligeiramente acima da média.
Impacto do tempo na na safra de grãos
O prognóstico climático do Inmet para janeiro de 2024 pode ter impacto na safra de grãos 2023/24.
Em áreas do Matopiba, a chuva abaixo da média observada em outubro e novembro foi responsável por manter os níveis de água no solo muito baixos, desfavorecendo as fases iniciais dos cultivos de verão.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Whatsapp!
Para janeiro/2024, os níveis devem continuar baixos, persistindo condições de déficit hídrico e aumento da evapotranspiração devido às altas temperaturas.
No Brasil Central, o retorno da chuva, que foi observado na segunda quinzena do mês de dezembro, contribuiu para a elevação dos níveis de água no solo em algumas áreas.
Este cenário tem sido importante para a retomada do plantio e desenvolvimento dos cultivos de primeira safra, exceto no norte de Minas Gerais, onde os níveis de água no solo estão mais baixos.
As chuvas regulares em janeiro vão contribuir para a recuperação dos níveis de água no solo e vão favorecer as culturas em estágios fenológicos de maior necessidade hídrica.
Já na Região Sul, os volumes de chuva previstos tendem a manter os níveis de água no solo elevados, mas com menor probabilidade de gerar excedente hídrico em algumas localidades no mês de janeiro/2024.
A redução do volume de chuva em relação aos meses anteriores, pode favorecer a retomada da semeadura das culturas de primeira safra em regiões que se encontram em atraso.
Temperatura em janeiro de 2024 será acima da média
A previsão indica que as temperaturas deverão ser acima da média em praticamente todo o país, com temperaturas acima de 25ºC.
No Norte, Centro-Oeste e Nordeste, temperatura média pode chegar a 30ºC.
Na região centro-sul do Rio Grande do Sul, norte do Rio Grande do Norte e oeste do Paraná, as temperaturas vão ficar próximas da média.
No oeste do Espírito Santo, a previsão indica temperaturas ligeiramente abaixo da média.
O que você precisa saber:
- A previsão do Inmet indica chuva abaixo da média no Norte e Sul, acima da média no Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste.
- A chuva abaixo da média no Norte pode prejudicar a safra de grãos na região.
- A chuva acima da média no Centro-Oeste pode favorecer a retomada da semeadura de cultivos de primeira safra.
- As temperaturas deverão ser acima da média em praticamente todo o Brasil.