Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

O QUE ESPERAR

Como será o clima no Brasil em julho? Inmet te conta tudo

Boletim do Instituto mostra impacto do clima em culturas agrícolas pelo Brasil e, também, na cidade. Fique por dentro

tempo clima nuvens por do sol, invernada
Foto: Pixabay

Chuva acima da média na faixa norte da Região Norte, áreas pontuais do leste das regiões Nordeste, Sudeste e Sul. Esses são alguns dos destaques da previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o mês de julho.

Já em grande parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste, sul da Região Norte, interior da Região Nordeste e oeste da Região Sul, é previsto chuva próxima e abaixo da média climatológica (tons em cinza e amarelo no mapa da figura 1a).

O Instituto ressalta que a redução da chuva em grande parte do Brasil nesta época do ano é devido à persistência de massas de ar seco, que ocasiona a diminuição da umidade relativa do ar que, consequentemente, favorece o aumento da incidência de queimadas e incêndios florestais, além do aumento de doenças respiratórias.

Impactos do clima no agro

Considerando o prognóstico climático do Inmet para julho de 2024 e seus possíveis impactos nas principais culturas, com a previsão de redução da chuva em grande parte do Brasil, esta pode haver redução dos níveis de umidade no solo, principalmente no Matopiba (área que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e regiões Centro-Oeste e Sudeste, além do centro-norte do Paraná.

“Este cenário poderá ocasionar restrição hídrica para as lavouras de milho segunda safra em estágio reprodutivo e trigo em desenvolvimento. Por outro lado, a falta de chuva no interior do Nordeste e Região Centro-Oeste, pode favorecer a maturação e colheita do algodão, e da cana-de açúcar e do café na Região Sudeste”, diz a nota do Inmet.

A atenção deve ser para a previsão de chuva acima da média em áreas do leste da Região Sul, principalmente o nordeste do Rio Grande do Sul, que vem sendo atingido por fortes chuvas nos últimos meses, e que ainda poderão dificultar a semeadura do trigo.

Alertas de temperatura do Inmet

Foto: Freepik

O Inmet também foca a previsão na alta ou baixa dos termômetros. Assim, quanto às temperaturas, a previsão indica que deverão ser acima da média na parte centro-norte do país, principalmente na divisa do sul do Pará com Mato Grosso e Tocantins (tons em laranja no mapa da figura 1b).

Isso acontece devido à redução das chuvas, com possibilidade de ocorrência de alguns dias de calor em excesso em algumas localidades, onde as temperaturas médias poderão ultrapassar os 26ºC.

Em áreas pontuais do norte das regiões Centro-Oeste e Sudeste, além do interior do Nordeste, as temperaturas devem ser próximas ou ligeiramente abaixo da média (tons em cinza e azul no mapa da figura 1b), variando entre 20ºC e 22ºC.

Já na Região Sul, são previstos valores acima da média nos estados do Paraná e Santa Catarina, enquanto que, em grande parte do Rio Grande do Sul, as temperaturas devem permanecer próximas e ligeiramente abaixo da média (tons em cinza e azul no mapa da figura 1b).

Já em áreas de maior altitude das regiões Sul e Sudeste, são previstas temperaturas próximas ou inferiores a 14ºC. Além disto, não se descartam a ocorrência de geadas em algumas localidades destas regiões, devido a entrada de massas de ar frio que podem provocar declínio de temperatura, muito comuns nesta época do ano.

Sair da versão mobile