O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta segunda-feira (18) a previsão do tempo para as próximas duas semanas. Para Natal e Ano Novo, a previsão é de chuvas intensas em várias regiões do Brasil.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Primeira semana (18 de dezembro a 25 de dezembro)
- Região Norte: Pancadas de chuva com volumes superiores a 50 mm no Amazonas, Acre, Rondônia, Pará, nordeste do Amapá, sul de Roraima e Tocantins.
- Região Nordeste: Chuvas em forma de pancadas em áreas do Maranhão, Piauí e Bahia, com volumes superiores a 50 mm. No início da semana, não se descartam chuvas isoladas com menores acumulados no Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Entre os dias 23 e 25 de dezembro, a previsão é de tempo seco e sem chuva, em grande parte da região.
- Regiões Centro-Oeste e Sudeste: Chuvas intensas em praticamente todas as regiões, com volumes superiores a 80 mm. Em áreas de São Paulo, Rio de Janeiro e do Mato Grosso do Sul, há previsão de chuvas com menores acumulados.
- Região Sul: Massa de ar quente e úmida favorecerá instabilidades em forma de pancadas de chuva, principalmente, no início da semana. Os maiores acumulados podem ultrapassar os 50 mm na porção central da região.
Previsão para a segunda semana (26 de dezembro a 3 de janeiro)
- Região Norte: Acumulados superiores a 60 mm no Amazonas, Acre, oeste de Roraima, Tocantins, centro-sul do Pará e centro-norte do Amapá. Nas demais áreas, a previsão é de volumes inferiores a 20 mm.
- Região Nordeste: Chuvas em forma de pancadas com volumes superiores a 50 mm. No litoral, não se descartam chuvas isoladas com menores acumulados.
- Regiões Centro-Oeste e Sudeste: Pancadas de chuvas localmente fortes, com volumes superiores a 70 mm.
- Região Sul: Acumulados de chuvas superiores a 60 mm no Paraná e Santa Catarina. Com previsão de menores acumulados no Rio Grande do Sul.
Cuidados com as chuvas
Avisos de chuva
O Inmet emite avisos de chuva quando há previsão de acumulados significativos de chuva em um período de 24 horas. Os avisos são emitidos em quatro níveis:
- Atenção: chuva entre 20 e 35 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h).
- Aviso especial: chuva entre 35 e 60 mm/h ou até 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h).
- Alerta vermelho: chuva entre 60 e 100 mm/h ou até 150 mm/dia, com ventos intensos (100-120 km/h).
- Alerta laranja: chuva entre 100 e 200 mm/h ou até 250 mm/dia, com ventos intensos (120-160 km/h).
______
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.