Confira a previsão do tempo para todas as regiões brasileiras desta segunda-feira (15) ao próximo domingo (21).
Sul
A temperatura no começo da semana deve aumentar e, até o próximo domingo (21), não estão previstos acumulados de chuva na região. Isso contribui para o avanço na colheita da soja tanto no Rio Grande do Sul, quanto em Santa Catarina.
No Paraná, a colheita já está sendo finalizada e o tempo mais estável colabora para a qualidade do grão e para o escoamento da produção.
A colheita da safra de feijão também é favorecida, assim como a boa umidade no solo ajuda na semeadura do trigo e do milho segunda safra no Paraná.
Sudeste
As chuvas devem somar até 30 mm na porção nordeste de Minas Gerais e no Espírito Santo durante a semana.
Nas demais áreas da região, o tempo segue ensolarado, contribuindo para o escoamento da produção de soja e para qualidade do grão, já que a colheita foi praticamente finalizada em todas as áreas.
Devido ao avanço do ar mais frio e seco, as temperaturas mínimas devem ficar em torno de 10 ºC em São Paulo e no sul de Minas Gerais nos próximos dias, porém sem risco de geada.
Há preocupação no noroeste de Minas Gerais e no centro-oeste de São Paulo com a ausência de chuva. Nessas áreas, os produtores de cana-de-açúcar e de milho segunda safra devem ficar atentos à situação de estresse hídrico nas lavouras.
A colheita de café no Sudeste é favorecida pelo tempo mais estável.
Centro-Oeste
O tempo fica ensolarado nos próximos dias em toda a região, favorecendo principalmente o escoamento da safra de soja, cuja colheita já foi finalizada nos três estados do Centro-Oeste.
Devido ao avanço de um ar mais frio e seco, em Mato Grosso do Sul e no sul de Goiás, a temperatura mínima fica entre 10 ºC e 13 ºC no início da semana.
O produtor deve aproveitar essa janela de tempo estável para realizar o manejo do solo e fazer a aplicação de defensivos agrícolas.
O solo ainda conta com boa umidade, e esse tempo mais aberto contribui para o fotoperíodo das lavouras e desenvolvimento do milho segunda safra .
Nordeste
Chuvas de até 40 mm durante os próximos dias estão previstas para Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, norte do Ceará, Bahia e litoral de Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba.
A chuva no interior nordestino deve contribuir principalmente para o desenvolvimento do milho segunda safra, feijão e pastagens, já que o solo se encontra bastante ressecado , potencializando o risco
para queimadas. A Bahia já registra um aumento de 33% do número de focos de incêndio do mês de maio em relação ao ano passado.
Norte
A Zona de Convergência de Tropical (ZCIT) atua na faixa norte da região, levando chuvas de até 100 mm ao oeste do Amazonas, norte de Roraima e nordeste do Pará nos próximos dias. Isso pode causar transtornos na colheita da soja paraense.
O tempo fica mais estável no Acre e em Rondônia, favorecendo o avanço da colheita de café, assim como o manejo do solo e o tratamento fitossanitário nesses estados.
A faixa sul do território paraense também tem tempo firme, assim como a porção sudoeste do Tocantins.
___________________
Canal Rural Clima: ouça o podcast sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.
___________________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.