Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Tempo

Confira a previsão do tempo para o início de junho em todo o Brasil

Frio no Rio Grande do Sul é benéfico para o trigo, mas volta das chuvas pode prejudicar o ritmo de plantio

Antes mesmo do inverno, o frio já é intenso na região Sul no início do mês de junho. No Rio Grande do Sul, as mínimas registradas na madrugada desta quinta-feira (2) foram de 0 °C em Bagé, 0,9 °C em Jaguarão e 2,2 °C em Quaraí.

O frio ajuda no perfilhamento do trigo e diminui a quantidade de plantas invasoras de pragas. O cereal ainda está em fase de plantio e desenvolvimento vegetativo. Por conta do bloqueio atmosférico, o frio não alcançará áreas produtoras vulneráveis.

A volta da chuva ao norte do Paraná e ao sul de São Paulo e de Mato Grosso do Sul será benéfica para o desenvolvimento de trigo e de milho. Por outro lado, a colheita de cana-de-açúcar do Paraná e do plantio do trigo no Rio Grande do Sul vai andar em ritmo mais lento.

Ciclone

No próximo domingo (5), a meteorologia espera a formação de um ciclone extratropical na costa da região Sul. Ele será responsável por rajadas de vento em torno de 70 km/h no oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná.

Ainda há previsão de chuva no leste do Nordeste até sexta-feira (3). Embora o acumulado previsto não seja tão elevado como o registrado anteriormente, a chance de deslizamentos de encosta ainda é elevada em todas as áreas metropolitanas da região. Esta situação paralisa as atividades de campo. Além disso, há previsão de chuva mais fraca no norte do Nordeste e norte e oeste da região Norte.

Na semana que vem, uma simulação meteorológica indica o espalhamento da chuva pelo Sudeste, Centro-Oeste e Matopiba. É possível que ocorram chuvas mais abrangentes, mas dificilmente os acumulados mais elevados serão significativos. De qualquer forma, será importante o monitoramento da secagem do café em terreiros ao ar livre, além da colheita da cana-de-açúcar e do algodão.

Uma nova queda de temperatura é prevista entre quarta (8) e quinta-feira (9) da semana que vem. Mas as geadas só acontecerão em áreas elevadas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e não alcançarão áreas produtoras vulneráveis. No leste do Nordeste, a trégua prevista para o próximo fim de semana será curta, pois há expectativa de novos temporais entre Rio Grande do Norte e Pernambuco.

Chuvas em junho

Para junho de 2022, a chuva permanecerá acima da média no sul de São Paulo, leste e sul do Paraná e boa parte de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Assim como em maio, a maior anomalia é prevista para o sul de Santa Catarina.

Por outro lado, a chuva ficará abaixo da média no norte do Rio Grande do Sul, boa parte do Paraná e de São Paulo. O mesmo ocorre em Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, sul da Bahia e sul de Goiás e de Mato Grosso.

Mais ao norte, as ondas de leste causam chuva forte entre Rio Grande do Norte e Alagoas. Além disso, há previsão de chuva acima da média entre Ceará e Roraima.

Na temperatura, é importante monitorar uma onda de frio mais intensa por volta do dia 20 de junho em São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Sair da versão mobile