Tempo

Confira a previsão do tempo para segunda e terça-feira

A semana começa com tempo firme em boa parte do Brasil, com o avanço de uma massa de ar seco pelo Sul do Brasil; chuvas devem ocorrer no Norte e Nordeste

Segunda-feira, 20

Sul

As condições de tempo praticamente não se alteram no Sul do Brasil. Uma massa de ar seco predomina e não tem previsão de chuva em nenhum estado da Região. Pela manhã, ainda se formam nevoeiros entre o leste do Paraná e de Santa Catarina. Aliás, segue a previsão de ressacas ou recuo do mar nestes locais. Os ventos que sopram do quadrante norte garantem manhã e tarde quente para esta época do ano. Além disso, os índices de umidade relativa do ar passam a cair mais.

Sudeste

Os ventos que sopram umidade do mar contra a costa ainda levam nuvens e eventual chuva fraca em parte do Espírito Santo e do nordeste de Minas Gerais, com baixos acumulados. Já a maior parte do Sudeste segue com tempo bastante firme e ensolarado. A condição para formação de nevoeiros diminui bastante. Já a tarde segue quente para esta época do ano, com índices de umidade relativa do ar abaixo dos 30%. Essa condição favorece o aumento da concentração de poluentes.

Centro-Oeste

A chamada perda radiativa faz com que as temperaturas do Distrito Federal e Goiás fiquem um pouco mais baixas ao amanhecer, mas a presença de uma grande massa de ar seco e quente vai fazer com que o Centro-Oeste tenha mais um dia de tempo firme e com temperaturas elevadas para um mẽs de julho. A umidade segue baixas durante a tarde.

Nordeste

O tempo seco ainda predomina no interior nordestino, o que favorece manhãs mais frias e tardes quentes. Os baixos índices de umidade relativa do ar favorecem o aumento dos focos de queimada nesta área. Por outro lado, ao longo do litoral da Região ainda tem instabilidades que mantêm o tempo instável, com muitas nuvens e chuva. A região que deve ter a chuva mais generalizada e os maiores acumualdos fica entre o Rio Grande do Norte e Pernambuco. No litoral leste, ventos de até 60km/h.

Norte

O dia tem previsão da formação de nevoeiros sobre Amazonas, norte de Rondônia e leste do Acre. Já a chuva continua concentrada em áreas mais ao norte da Região, como o norte do Amazonas, Roraima, Amapá e norte do Pará. Atenção à chuva mais volumosa prevista entre o noroeste amazonense e o norte de Roraima.

Terça-feira, 21

Sul

A agitação marítima já diminui muito, mas o leste da região começa o dia com formação de nevoeiros desde o nordeste gaúcho até o leste do Paraná. Logo os nevoeiros se dissipam e dão lugar ao sol e, consequentemente, ao forte calor, atípico para esta época do ano. Há apenas a passagem de algumas nuvens altas no decorrer do dia, mas não tem previsão de chuva ou vento significativo, e os índices de umidade relativa do ar ficam abaixo dos níveis críticos no interior dos três estados da região.

Sudeste

Na terça-feira, cada vez mais a área de chuva fica mais restrita a algumas praias do Espírito Santo, por causa da umidade que vem do mar, a partir de uma região de alta pressão atmosférica no Oceano. Nessas áreas há condição para nuvens e eventual nevoeiro. Por outro lado, uma segunda

região de alta pressão no interior do continente inibe a formação de nuvens e mantém o tempo firme, seco e ensolarado em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A agitação marítima vai diminuindo ainda pela manhã na costa do Sudeste.

Centro-Oeste

Nada muda nas condições do tempo no Centro-Oeste. Locais entre Distrito Federal, Goiás e centro-leste do Mato Grosso estão há mais de dois meses sem ver uma gota de água sequer e essa condição de tempo firme, quente e seco agrava a situação das queimadas. Além disso, os baixos índices de umidade relativa do ar requerem cuidados com hidratação.

Nordeste

As condições de tempo pouco se alteram em relação aos dias anteriores. O oeste da região, que está há mais de setenta dias sem chover, vai continuar com tempo firme, quente e seco. As chuvas, provocadas pelas Ondas de Leste, seguem concentradas em áreas litorâneas e que se espalham também entre zona da mata e agreste. Destaque para o litoral da Bahia e Sergipe que devem receber as chuvas mais significativas. Já os ventos sopram no leste do nordeste com até 50km/h.

Norte

Na terça-feira, mais um dia com formação de nevoeiros ao amanhecer entre Acre, Rondônia e Amazonas. Todo o centro e sul da Região continuam sob o domínio de uma massa de ar tropical, que garante altas temperaturas no período da tarde. Já a chuva continua concentrada na faixa norte, com destaque para Roraima, Amapá e norte do Pará.