Tempo

Confira a previsão do tempo para segunda e terça-feira

 Uma frente fria passa perto da região Sul e mantém as temperaturas amenas; no resto do Brasil, a previsão é de tempo seco

campo tempo nuvem
Foto: Pixabay

Sul

Nesta segunda-feira, uma frente fria passa muito afastada da costa da região Sul e não influencia o tempo. Em sua retaguarda, há uma região de alta pressão atmosférica no oceano que joga umidade do mar contra a costa. Assim, há apenas variação de nuvens e eventual chuva fraca no extremo sul gaúcho. Em todas as outras áreas do Sul o tempo segue firme. Há presença de nevoeiros ao amanhecer entre o sul do Paraná e norte de Santa Catarina pela manhã, mas que logo se dissipam. Mesmo com predomínio de sol, os ventos mudam para o quadrante sul e não deixam a temperatura máxima se elevar demais, embora também não provoque frio.

Sudeste

As condições de tempo pouco se alteram no Sudeste. A maior parte da região tem tempo firme, com algumas nuvens. Pela manhã se formam névoa úmida ou nevoeiros desde o litoral paulista até o Rio de Janeiro, mas que logo se dissipam. Durante a tarde, as máximas seguem elevadas no norte paulista e mineiro, mas no sul e leste paulista e sul de Minas Gerais, as temperaturas ainda seguem amenas. Já a área entre o leste mineiro e o Espírito Santo tem novamente previsão de chuva, por causa da umidade que sopra do mar contra a costa.

Centro-Oeste

Na segunda-feira, mais uma vez tem previsão de tempo firme e ensolarado na maior parte do Brasil Central. A única diferença são algumas rajadas de vento que podem chegar aos 50km/h entre Goiás, Distrito Federal e norte de Mato Grosso do Sul. Aliás, no norte deste estado também tem algumas nuvens passando no céu, mas que não estão associadas a chuva. Atenção aos baixos índices de umidade relativa do ar e as altas temperaturas na região do Pantanal, que favorecem incêndios florestais.

Nordeste

Há chuva generalizada e volumosa no norte do Maranhão e no litoral da Bahia e de Sergipe, incluindo a região do Recôncavo baiano. No estado maranhense, são instabilidades no Pará que ajudam a levar a chuva. Já na Bahia, é a atuação de uma frente fria no litoral, junto com a umidade do mar. Em outras áreas, como a costa cearense até Pernambuco, a chuva é bem isolada e com menor acumulado. No interior da região, tempo segue firme e ventoso, algo comum nesta época do ano.

Norte

As áreas de chuva migram um pouco mais sobre o norte do Amazonas, onde tem pancadas de chuva com trovoadas. Já a região entre o leste de Roraima, Ilha de Marajó e Belém recebem os maiores volumes acumulados. Na faixa centro e sul da região Norte, mais uma vez não tem previsão de chuva e o tempo fica firme e com grande amplitude térmica. Atenção aos ventos moderados no Tocantins.

Terça-feira, 2

Sul

Na terça-feira, as áreas favoráveis à ocorrência de nevoeiros do amanhecer aumentam um pouco e percorrem o centro, sul e leste do Paraná, boa parte de Santa Catarina e parte do norte gaúcho. A situação não é duradoura e o sol logo aparece. O tempo segue completamente firme e sem chuva em todos os três estados do Sul. As temperaturas mínimas pela manhã ficam um pouco mais baixas em áreas de Serra e de Planalto, em relação ao dia anterior, mas não caem muito. Durante a tarde, sensação térmica mais elevada em toda a região.

Sudeste

As áreas preferenciais para chuva diminuem e se concentram no norte do Espírito Santo e extremo leste do Nordeste, por causa de uma pista de ventos que sopra do mar contra a costa, a partir de um sistema de alta pressão atmosférica no oceano. Pela manhã tem formação de nevoeiros no leste paulista, sul mineiro e Grande Rio, mas que se dissipam rapidamente. Durante a tarde chega a fazer calor em áreas do norte paulista e mineiro.

Centro-Oeste

Mais uma vez não tem previsão de chuva na região Centro-Oeste. Já tem cerca de três meses sem cair uma gota de água sequer no centro, norte e leste do Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. O dia segue mais uma vez sob o domínio do tempo seco e quente no período da tarde, situação que favorece o aparecimento de novos focos de incêndio na região.

Nordeste

A área preferencial para chuva mais pesada vai desde a região de Salvador até Aracaju. Atenção ao solo já encharcado dos dias anteriores, e não se descartam transtornos pontuais. Segue chovendo entre períodos de melhoria na maior parte do litoral do Nordeste, com exceção da área entre a costa do Piauí e Fortaleza. O tempo firme, seco e ensolarado prossegue no interior do Nordeste, o que favorece o aumento dos focos de incêndio. Por fim, ventos sopram moderados a fortes na costa norte e oeste da Bahia.

Norte

Os estados do Acre, Rondônia, Tocantins, centro e sul do Pará e centro e sul do Amazonas seguem com tempo firme e seco, apenas com variação de nuvens. As temperaturas elevadas e a baixa umidade do ar contribuem para o aumento dos focos de incêndios. Por outro lado, segue chovendo na faixa norte, com destaque para as chuvas mais pesadas em Belém, Macapá e Boa Vista.