Tempo

Confira a previsão do tempo para segunda e terça-feira

As chuvas que afetaram parte do país no fim de semana persistem sobre o Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste no início desta semana

SUL

Na segunda-feira, o dia começa bem frio e com condição para geadas em áreas do oeste, centro, sul e Campanha gaúcha, por causa do avanço de uma massa de ar frio e seco. Na faixa leste do Rio Grande do Sul, incluindo a Serra, o dia começa com mais umidade e com nevoeiros. Não chove mais no oeste, sul, Serra de Santa Catarina. Nas demais áreas catarinenses e no Paraná segue chovendo por causa do transporte de ventos a mais de 10km de altura e de uma área de baixa pressão atmosférica que se forma entre o Paraguai e o Brasil. Os maiores volumes, porém, são esperados mais uma vez para o norte paranaense, com condição ainda para fortes temporais e até queda de granizo.

Na terça-feira, um sistema de baixa pressão atmosférica ganha força na costa da Região Sul e, junto com ventos que sopram a mais de 10 km/h de altura e o transporte de umidade da Amazônia, segue deixando o tempo instável no Sul. A chuva mais uma vez persiste sobre o Paraná e Santa Catarina, com acumulados expressivos e temporais. Alerta mais que redobrado para o risco de transtornos causados pela chuva forte e intermitente. No Rio Grande do Sul, o dia já não amanhece tão frio como em dias anteriores, e vem com nevoeiros na faixa leste. Conforme o dia for passando, tem previsão do retorno da nebulosidade e das pancadas de chuva com trovoadas para o norte, leste, sul e parte do centro gaúcho.

SUDESTE

Segunda-feira marcada por chuva intensa e até mesmo temporais sobre o estado de São Paulo. Isso por conta do fluxo de umidade que vem desde a Amazônia até a região. No oeste e centro paulista, atenção para chuva forte, com trovoadas e até mesmo eventual queda de granizo. A única região que por enquanto não recebe chuva é o norte paulista, mas a nebulosidade aumenta e as temperaturas entram em declínio sobre a região. A chuva alcança também áreas do sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, mas por enquanto com menor intensidade. Tempo firme nas demais áreas.

Na terça-feira tem uma área de baixa pressão entre o Paraná e São Paulo, no oceano, mais uma frente fria afastada da costa. Assim, o tempo segue instável e a chuva persiste sobre o estado de São Paulo, concentrada entre a faixa leste, região central e oeste paulista, mas aos poucos perdendo intensidade. Porém, ainda não chove na faixa norte e nordeste do estado. Por conta do tempo mais fechado, as temperaturas não sobem muito e a sensação de frio persiste. No sul de São Paulo, rajadas de vento com até 60km/h são previstas. No Rio de Janeiro e também no sul e parte da zona da Mata mineira, chuva, céu nublado e temperaturas amenas por causa dos ventos de sul. Já no Espírito a quantidade de nuvens no céu aumenta, mas a condição de chuva ainda é baixa. Na maior parte de Minas Gerais, o tempo segue firme, seco e ensolarado.

CENTRO-OESTE

Na segunda-feira, a semana inicia ainda com chuva em forma de pancadas no centro, oeste e sul do Mato Grosso do Sul, com risco ainda para temporais em cidades mais próximas a São Paulo, mas desta vez de forma mais isolada. Os ventos diminuem de intensidade na região do Pantanal de Mato Grosso do Sul, mas a chuva ainda é bem isolada para o combate às chamas nessa área. Já não chove, porém, no Pantanal em Mato Grosso. As demais áreas do Centro-Oeste ainda não tem condições favoráveis para o retorno da chuva por enquanto. As temperaturas seguem elevadas à tarde e com índices mais baixos de umidade relativa do ar.

Na terça-feira, novamente a chuva persiste no centro e sul do Mato Grosso do Sul, jpa que um corredor de umidade da Amazônia ainda atravessa do estado. Em cidades mais próximas ao Paraná, o tempo fica fechado e com chuva a qualquer hora, mas em outras áreas, alterna com períodos de melhoria. As temperaturas ficam mais baixas em Mato Grosso do Sul por conta das instabilidades. Por outro lado, ainda não tem mudanças no tempo entre Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso, que sem sob o domínio de uma grande massa de ar seco e quente.

NORDESTE

Segunda-feira começa com formação de nevoeiros no sul da Bahia. Já a chuva vai perdendo cada vez mais força sobre a costa leste nordestina, mas ainda não se descarta a condição para pancadas isoladas e passageiras sobre a região, sobretudo à noite e com baixo acumulado. Isso por conta dos ventos, que continuam a carregar a umidade do mar contra a costa. Nas demais áreas e estados do Nordeste, o tempo seco persiste, com temperaturas elevadas e sem previsão de chuva expressiva por enquanto. O mar segue agitado entre o Rio Grande do Norte e o Ceará.

Na terça-feira, a chuva segue concentrada na faixa leste nordestina por causa de ventos que sopram do mar contra a costa, mas de forma mais isolada e com acumulados mais baixos, em relação aos dias anteriores. Nas outras áreas do Nordeste, a previsão ainda é de sol predominando, sem condição para o retorno de chuva. Há grande amplitude térmica no interior do Nordeste, com friozinho pela manhã e calor à tarde, além de baixa umidade relativa do ar. A agitação marítima também diminui na costa.

NORTE

Segunda-feira com chuva concentrada entre o Acre, Amazonas, norte do Pará, Amapá e também em Roraima, especialmente devido à combinação entre calor e umidade da Floresta Amazônia. Já não chove em Rondônia. Nas demais áreas/estados da Região Norte, o tempo seco e quente persiste, sem expectativa para o retorno da chuva expressiva por enquanto.

Na terça-feira, a chuva segue de forma pontual e isolada entre o oeste e norte do Amazonas, Acre, Roraima, Amapá e norte do Pará. Com o tempo seco predominando, a atenção se volta para os incêndios que aumentam cada dia mais sobre a faixa sul do Pará, Rondônia e Tocantins. afetando a saúde da população e mantendo diversas áreas em estado de alerta para os riscos expostos à fauna e flora local.