Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Tempo

Confira como estão os índices de umidade do solo no Brasil

Veja como estão as condições nos principais estados produtores; taxa precisar estar em pelo menos 60% para o bom desenvolvimento das lavouras

Fevereiro termina ainda com chuva expressiva no Sudeste e no Centro-Oeste do Brasil. Em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, os volumes podem ultrapassar 80 milímetros em cinco dias. As atividades de campo podem ser paralisadas, principalmente nas áreas de soja e algodão. Em Minas, inclusive, há alerta para os cafezais, que podem sofrer com as tempestades. A boa notícia é que essa chuva agora vai garantir a umidade do solo para o outono que se aproxima em boa parte do país.

De acordo com a Somar Meteorologia, as condições estão ótimas, em torno de 100% de umidade nesses três estados. Mato Grosso do Sul é o único estado que tem algumas regiões com menos de 50% de umidade .

Maranhão, Piauí, Tocantins, Pará e Amazonas têm índices superiores a 80%, muito por conta da Zona de Convergência Intertropical que tem atuado nas regiões Norte e Nordeste.

A situação é complicada no Rio Grande do Sul, oeste do Paraná e Bahia. Nessas áreas, há pouca chuva, tempo mais firme e índices de umidade abaixo de 30%. Quem plantou soja na Bahia e no Rio Grande do Sul já fala em perdas de produtividade porque os grãos tiveram pouca água na fase de enchimento. As pastagens começam a ficar secas também.

Vale relembrar que a umidade do solo precisa estar em pelo menos 60% para o desenvolvimento das lavouras. Abaixo disso existe risco de produtividade.

Sair da versão mobile