CHOVE CHUVA, CHOVE SEM PARAR

Conheça as cidades que mais receberam chuva em dezembro em todo o Brasil

Confira quais os municípios de cada região do país que registraram os maiores volumes no mês até agora

Algumas áreas do Brasil registraram altos índices de chuva no mês de dezembro. Mesmo em regiões que vêm sofrendo com a seca, como o Norte e o Centro-Oeste, há municípios em que o volume de água ultrapassou a média climatológica.

No Sul, o maior volume registrado neste mês de dezembro foi no estado do Paraná, no município de Cidade Gaúcha com 155,6 mm. Isso representa 80% da chuva esperada para todo o mês (194,9 mm), de acordo com informação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

No Sudeste, o município que mais registrou chuva até o momento neste mês de dezembro foi Angra dos Reis (RJ), devido a um recente evento extremo que deixou mortos e desabrigados. Choveu cerca de 211,4 mm, o que representa 81% da média climatológica de dezembro (261,1 mm).

No Centro-Oeste, por sua vez, o maior registro de chuva foi em Santo Antônio do Leverger (MT), município próximo à capital, Cuiabá. Ali fica a estação do Inmet Padre Ricardo Remetter, que marcou cerca de 170,7 mm em dezembro. O que significa que choveu 82% do esperado para o mês todo até agora (207,2 mm).

Já no Nordeste, o maior volume registrado até agora, mesmo com as irregularidades apontadas pelo Inmet, foi de 134,9 mm em Floriano, no Piauí. Isso representa 13% a mais que a média climatológica do mês inteiro (119,1 mm).

No Norte, o maior volume de chuva foi no Acre, na cidade de Tarauacá, com 167 mm. Choveu cerca de 56% do volume total esperado para dezembro na cidade (294,2 mm).

Baixa umidade do ar

A menor umidade relativa do ar registrada no Brasil neste mês foi uma média de 12,8% na cidade de Jataí, em Goiás, ou seja, até o momento, foi a cidade mais seca do país em dezembro. Esse índice já é considerado estado de alerta para a saúde humana e animal.