A quinta-feira (5) deve registrar as mais variadas condições climáticas pelo Brasil. Conforme boletim divulgado pela Climatempo, há áreas em que o tempo firme irá predominar ao longo do dia. Inclusive, em alguns locais os termômetros devem alcançar os 33 °C. P
or outro lado, a previsão do tempo para hoje indica que determinados pontos do país irão encarar fenômenos como geada, mais de 100 milímetros de chuva, frente fria e ciclone extratropical.
+ Estiagem: 34 municípios estão em situação de emergência no Rio Grande do Sul
Do Rio Grande do Sul até o sul e oeste de Mato Grosso do Sul, o tempo será firme, segundo indica a Climatempo. Além disso, o calor aumenta pelo centro oeste gaúcho, oeste catarinense e do Paraná e sobre o oeste do sul-mato-grossense. Nesse sentido, há locais em que os termômetros chegam a 33 °C. Situação essa que, contudo, deixa a meteorologia em alerta.
“Atenção que nas horas mais quentes do dia, pois a umidade deve cair bastante pelo estado gaúcho até o sul de Mato Grosso do Sul, com valores abaixo dos 30%”, afirma a equipe da Climatempo na previsão do tempo para hoje. “Destaca-se a umidade abaixo dos 20% nas regiões da Fronteira Oeste, Campanha e parte central das áreas gaúchas”, prossegue a empresa.
Risco de geada na Serra Catarinense. Tempo firme no sertão
Mesmo assim, com o ar frio atuando mais em parte do leste do Sul, junto à perda radiativa, as temperaturas caem bastante. Dessa forma, há risco de geada nos pontos mais altos da Serra Catarinense. Assim como boa parte da região sulista, a previsão do tempo para hoje indica tempo firme e calor no sertão nordestino.
Chuva, frente fria e ciclone extratropical no Sudeste
A chuva aumenta no Sudeste. Dessa forma, a região entra em perigo devido aos altíssimos volumes previstos para seis áreas: Zona da Mata, sul de Minas Gerais, norte de São Paulo, Triângulo Mineiro, serra fluminense e Vale do Paraíba. Segundo a Climatempo, a expectativa é para acumulados de mais de 100 milímetros, o que torna alto o potencial para transtornos.
Entre o Rio de Janeiro e o Amazonas, o tempo, todavia, será bem fechado e com chuva a qualquer hora do dia. Isso porque boa parte da chuva é causada por um corredor de umidade que vem da Amazônia, de uma baixa pressão a 1,5 quilômetros de altitude em Minas Gerais, São Paulo e Goiás. A saber, a formação de uma frente fria na costa do Sudeste, assim como o ciclone extratropical que se formou nos últimos dias no litoral paulista, contribui para essa condição citada na previsão do tempo para hoje.
Previsão do tempo para hoje: chuva forte no Matopiba
Região agrícola formada por áreas produtoras do Maranhão, do Tocantins, do Piauí e da Bahia, o Matopiba também terá chuva forte nesta quinta-feira. Além disso, temporais irão ocorrer. Consequentemente, serão responsáveis por acumulados mais altos do sudoeste e oeste baiano até o centro tocantinense. Essa situação ocorrerá, de acordo com a previsão do tempo para hoje, por causa de corredor de umidade que vem da Amazônia, onde há a borda de um Vórtice Ciclônico nos Altos Níveis da Atmosfera (VCAN).
_____________
Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.
_____________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.